REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Uma experiência de sucesso: relato da construção de um currículo interdisciplinar para a educação de jovens e adultos (EJA) na escola pública
Autor(es): Silva, Sirlene Souza e
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: A EJA apresenta peculiaridades e necessidades completamente diferentes da educação disponibilizada para crianças. Desta forma esta pesquisa investiga um projeto desenvolvido por educadores de um Centro Integrado para EJA, no município de São Paulo, na região do Capão Redondo. Ao analisar a prática dos profissionais desse Centro Integrado, do ponto de vista do encontro e da afetividade , busquei compreender, a partir da utilização da descrição, desvelar a interdisciplinaridade na construção do currículo, na intenção de responder ao seguinte questionamento: A construção de um currículo interdisciplinar é uma possibilidade ou um mito na EJA de escola pública municipal? Para tanto, parti da hipótese de que a interdisciplinaridade, aliada à afetividade na prática educativa é uma possibilidade para superação da fragmentação, redução da exclusão e do preconceito na EJA. Por essa razão, foram escolhidos como referenciais teóricos, alguns autores que podem abrir caminhos para um novo pensar na Educação, como: Wallon, com suas contribuições acerca da alternância afetividade/cognição; Freire, com sua proposta de educação para a autonomia; Zabala, que sugere um currículo sob o enfoque globalizador; Apple, que acredita na possibilidade de currículo crítico e Fazenda, com a representação brasileira da interdisciplinaridade pensada, sentida, vivida e compartilhada com todos que se pretendem, também, interdisciplinares. Analisei também os dificultadores da prática educativa para compreender que a superação dos problemas educacionais não é responsabilidade a ser atribuída exclusivamente aos educadores que sofrem a influência de vários fatores internos e externos à escola que precisam ser compreendidos e superados na construção de um currículo dialógico e mais humano para a EJA. Nessa perspectiva, educadores reveem sua prática educativa, analisam criticamente as concepções e teorias que sustentam essa prática, valorizam a escola como um importante espaço de capacitação profissional na constituição de um grupo ancorado no diálogo e nas parcerias para construção coletiva de uma escola viva em que o aprender a ler e escrever ultrapassa o processo de alfabetização, numa aprendizagem que envolve o sujeito por inteiro
Abstract: The EJA Program (Youth and Adult Education) presents peculiarities and needs completely different from the education available for children. This way, the present research investigates a Project developed by educators of an Integrated Center for the EJA Program, in the municipality of São Paulo, in Capão Redondo region. While analyzing the practice of the professionals of this Integrated Center, from the point of view of encounter and affection , I tried to understand using description and unveil the Interdisciplinarity in the creation of the curriculum, intending to answer the following questioning: Is the creation of an interdisciplinary curriculum possible or is it a myth in the EJA Program of a municipal public school? For that, I started with the hypothesis that the Interdisciplinarity, allied to affection in the educative practice is a possibility to surpass the fragmentation, the reduction of the exclusion and preconception in the EJA Program. Because of this, some authors were chosen as theoretical reference, and they can clear a path for new thinking in education. They are: Wallon, with his contributions about the alternation affection/cognition; Freire, with his proposal of education for autonomy; Zabala, that suggests a curriculum with a comprehensive approach; Apple, that believes in the possibility of a critical curriculum; and Fazenda, with the Brazilian representation of the Interdisciplinarity that is thought, felt, experienced and shared with everyone that also pretend to be interdisciplinary. I also analyzed the difficultators of the educative practice to understand that overcoming the educational problems is not a responsibility that has to be exclusively attributed to the educators that suffer with the influence of several factors internal and external to the school that need to be understood and surpassed in the creation of a dialogic curriculum, more human for the EJA Program. In this perspective, educators revise their educative practice, critically analyze the conceptions and theories that maintain this practice, value the school as an important space to capacitate professionals in the constitution of a group anchored in the dialog and in the partnerships for collective construction of a living school where learn how to read and write surpasses the process of literacy, in a learning involving the entire subject
Palavras-chave: EJA
Interdisciplinaridade
Currículo
Afetividade
Interdisciplinarity
Curriculum
Affection
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Sirlene Souza e. Uma experiência de sucesso: relato da construção de um currículo interdisciplinar para a educação de jovens e adultos (EJA) na escola pública. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9521
Data do documento: 25-Ago-2010
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