Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5273
Tipo: | Tese |
Título: | Heart: processos criativos (comunicativos) envolvendo mídias orgânicas e não-orgânicas |
Autor(es): | Oliveira, Adriana Gomes de |
Primeiro Orientador: | Vieira, Jorge de Albuquerque |
Resumo: | Do cruzamento de sistemas biológicos e tecnológicos emerge linguagem. Linguagem humana se manifesta por um mecanismo operador no qual unidades mínimas de significação podem ser encontradas. Essas unidades são largamente exploradas pela poesia e podem ser treinadas, visto que constituem-se como importantes ferramentas hipermidiáticas; em si mesmas, ferramentas de comunicação. O contato informacional com todo e qualquer sistema modifica-o pelo que constitui sua forma de organização via linguagem que, nos seres humanos, têm emoções e sentimentos como uma ontologia. Tecnologias evolutivas ajudam-nos a depreender sobre nossas próprias ontologias ou ontologias que compõem a realidade devido a isomorfismos organizacionais. O terreno da arte é o campo propício para experimentações com tais tecnologias, onde um tempo-espaço de fruição específico se instaura. Apresenta-se, nesta pesquisa esta constatação acerca do tempo-espaço específico para fruição de arte quando a proposição se apresenta implementada com ferramentas evolutivas explorando linguagem verbal, visto que um acoplamento diferenciado pode se manifestar no âmbito da linguagem verbal, nestas interações biológico-tecnológico envolvendo computadores. Esta constatação acerca da linguagem expande-se para interações Homemcomputadores quando interfaces de hardware e software não estejam funcionando corretamente |
Abstract: | From the cross-combination of biological and technological systems language emerges. Human language is manifested by operator mechanism in which minimal units of meaning can be found. These units are widely exploited in poetry and can be trained, since they are important hypermedia tools; in themselves they are communication tools. The informational contact with any and every system changes that system through what constitutes its form of organization through language that, in humans, have emotions and feelings as an ontology. Evolving technologies help us to infer about our own ontology or ontologies that make up reality due to organizational similarities. The field of art is a suitable field for tests with such technologies, where a specific fruition time-space is established. In this research we present this finding about the time-space specifically to the enjoyment of art when the proposition appears implemented with evolutionary tools exploring verbal language, since a differential coupling can manifests itself in the scope of verbal language, in these biological-technological interactions involving computers. This observation about language expands to human-computer interactions when hardware and software interfaces are not working properly |
Palavras-chave: | Espaco e tempo na literatura Interacao homem-maquina Processamento de linguagem natural (Computacao) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Oliveira, Adriana Gomes de. Heart: processos criativos (comunicativos) envolvendo mídias orgânicas e não-orgânicas. 2009. 125 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5273 |
Data do documento: | 14-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana Gomes de Oliveira.pdf | 28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.