REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Tese
Título: Narrativas e crianças: da comunicação à expressão
Título(s) alternativo(s): Narratives and children: from communication to expression
Autor(es): Märtz, Maria Laura Wey
Primeiro Orientador: Nestrovski, Arthur Rosenblat
Resumo: Considerando as narrativas como forma de comunicação social e cultural, uma vez que não há cultura sem narração, este estudo enfoca ao mesmo tempo a perda da possibilidade de narrar na modernidade e a necessidade da permanência das narrativas, aqui abordadas como forma de acesso à expressão de crianças que apresentam problemas diversos de comunicação oral e escrita e que sofrem com tais problemas. É o que se observa na investigação do estatuto das narrativas na clínica fonoaudiológica, que é o objetivo deste trabalho. O campo de pesquisa está delimitado pelo trabalho com crianças, e o material analisado abrange obras da literatura de ficção, com destaque para alguns contos de Clarice Lispector que enfocam a relação adulto-criança, como também obras da literatura, do cinema e da tv destinadas ao público infantil e ainda material de algumas situações clínicas selecionado no acervo da pesquisadora. Este material é a base para um estudo comparativo entre as narrativas literárias e aquelas elaboradas no trabalho clínico. A sustentação teórica desta pesquisa está no diálogo entre a literatura, a fonoaudiologia e a comunicação. Também o olhar psicanalítico mostra-se essencial para a compreensão dos processos de comunicação aqui estudados, notadamente a problemática da narrativa e do narrador adulto ou criança pois, embora o campo seja focado em crianças, é o adulto quem primeiro lhe conta as histórias de seu meio cultural. É também a partir deste olhar que se pode compreender a importância da atividade de narração para a constituição do sujeito e a demanda por novas formas de narrar a experiência humana
Abstract: Considering narratives as a form of social and cultural communication, since without narration there is no culture, this study simultaneously puts a focus on both the loss of the possibility of narrating in modern times and the need for the preservation of narratives, approached in this study as a form of access to expression for children exhibiting several verbal and written communication problems who suffer as a result of these problems. This is observed in the investigation of the charter of narratives in the speech-language pathology clinic, the subject matter of the present study. The field of research is delimited by work with children, and the analysed material covers literary works of fiction, with special emphasis given to some short stories by Clarice Lispector that pivot around the adult-child relationship, works of literature, motion-picture and television programs intended for a young audience, as well as material from certain clinical situations selected from within the researcher s collection. This material sets the basis for a comparative study between literary narratives and narratives gathered from clinical observations. The theoretical support for this research is the dialog between literature, speech-language pathology and communication. The psychoanalytic viewpoint also makes an essential contribution in comprehending the communication processes studied hereunder, notably the problematic of narrative and the adult or juvenile narrator, since, although the field of research is focused on children, the adult is the one who first tells the stories of a culture. It is also from this viewpoint that one can infer the importance of the narrative activity for the creation of the subject and the demand for new forms to narrate the human experience
Palavras-chave: Criança
Narrativa
Comunicação
Fonoaudiologia
Clarice Lispector
Walter Benjamin
Child
Narrative
Communication
Speech-language terapy
Clarice Lispector
Walter Benjamin
Crianças -- Transtornos de aprendizagem
Narrativa (Retórica)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Märtz, Maria Laura Wey. Narrativas e crianças: da comunicação à expressão. 2004. 216 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5225
Data do documento: 24-Set-2004
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