REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Henrique Bartkevicius da-
dc.contributor.advisor1Cesarotto, Oscar-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:17:36Z-
dc.date.available2009-01-29-
dc.date.issued2008-12-19-
dc.identifier.citationCosta, Henrique Bartkevicius da. From the sliced eye to the packed eye: the gaze in the film Un Chien Andalou in the light of applied semiotics of psychoanalytic extration. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/5153-
dc.description.resumoA contemporaneidade está repleta de produtos imaginários e simbólicos que podem ser chamados de surrealistas . De fato, ao longo do século XX o surrealismo extrapolou o âmbito da arte, e deixou marcas em diversas esferas do comportamento social. O presente estudo tem por objetivo analisar o olhar inaugurado pelo filme Um Cão Andaluz e, conseqüentemente, investigar as relações de alguns produtos culturais com o inconsciente. Na abordagem do tema, partimos do movimento surrealista, das suas técnicas de produção de sentido, do seu contexto histórico e de suas vicissitudes, para compreender de que forma, e principalmente por meio de quais estratégias, o surreal se manifesta no nosso dia-a-dia. Contamos com Giulio Carlo Argan e Elisabeth Roudinesco, entre outros, para investigar o contexto do surgimento do movimento. Para entendê-lo, passamos pelo edifício teórico de André Breton e pelos conceitos psicanalíticos de Jacques Lacan, contemporâneo ao anterior. A seguir, articulamos com a semiótica peirciana para analisar o surrealismo, entendido como substantivo ou como adjetivo, especificamente no campo das imagens. Do ponto de vista metodológico, realizaram-se pesquisas bibliográficas e exercícios em vídeo digital, depois da análise e decupagem da cena do olho cortado do filme Um Cão Andaluz (1929), de Salvador Dali e Luis Buñuel, considerado como paradigma. Outrossim, buscou-se relacionar o olho cortado com o olho embalado, o olho zumbi, uma guloseima em forma de olho, facilmente encontrada nos comércios das grandes metrópoles brasileiras, um exemplo perfeito da estética surrealista assimilada à vida cotidianapor
dc.description.abstractContemporaneity is full of symbolic and imaginary products that can be called "surreal". In fact throughout the twentieth century surrealism extrapolated the sphere of the arts and left marks in many spheres of social behavior. This study aims to examine the gaze inaugurated by the film Un Chien Andalou, and investigate the relationship of certain cultural products with the unconscious. The approach is based on the surrealist movement, its meaning production techniques, its context and its historical vicissitudes, to understand in which way, and especially by means of which strategies, the "surreal" manifests itself in our everyday life. Based on the ideas of Giulio Carlo Argan and Elisabeth Roudinesco among others, this study investigates the context that gave rise to the movement. The theoretical work of André Breton and the psychoanalytic concepts of Jacques Lacan, a contemporary of Breton s, will contribute to a better understanding of the movement. An articulation is then made with Peirce´s semiotics to analyze surrealism, understood as a noun or as an adjective, specifically in the field of images. As regards the methodology used, a bibliographic review was carried out, followed by exercises in digital video after analyzing the decoupage of the sliced eye scene in the film Un Chien Andalou (1929), by Salvador Dalí and Luis Buñuel, which is considered a paradigm. The study also sought to link the sliced eye with the packed eye, the zombie eye, an eye-shaped candy found in shops in Brazilian large cities, which is a perfect example of the surrealist aesthetic assimilated to daily lifeeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.formatvideo/mpegpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/14013/Henrique%20Bartkevicius%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOlhopor
dc.subjectOlharpor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectSurrealismeng
dc.subjectEyeeng
dc.subjectGazeeng
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectUm Cao Andaluz (Filme)por
dc.subjectSurrealismo no cinemapor
dc.subjectCinema -- Semioticapor
dc.subjectPsicanalise e cinemapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleDo olho cortado ao olho embalado: o olhar no filme Um Cão Andaluz à luz da semiótica aplicada de extração psicanalíticapor
dc.title.alternativeFrom the sliced eye to the packed eye: the gaze in the film Un Chien Andalou in the light of applied semiotics of psychoanalytic extrationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henrique Bartkevicius da Costa.pdf5,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.