REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Dissertação
Título: Os gostos de Superbonita e Contemporâneo do GNT na formação de identidades do feminino e do masculino brasileiro
Autor(es): Rodrigues, Carlos Augusto Alfeld
Primeiro Orientador: Oliveira, Ana Claudia Mei Alves de
Resumo: Esta dissertação apresenta um recorte das mídias audiovisuais, no caso a televisão, considerada uma mídia expressiva da cultura contemporânea. Trata-se de um estudo do enfoque dado ao feminino e ao masculino por dois programas televisuais, Superbonita e Contemporâneo, transmitidos pelo canal de televisão a cabo GNT, que faz parte da rede de canais Globosat. Esses programas são temáticos, um aborda o universo feminino e o outro o masculino. A proposta principal deste estudo centra-se na investigação de como o GNT constrói discursivamente o gosto da audiência feminina e masculina. O objetivo central é mostrar como a identidade do sujeito se constitui para o outro em termos de gosto. Com base na identificação dos traços figurativos, a investigação realizada buscou respostas para como os simulacros do feminino e do masculino estão inscritos nas estruturas discursivas e sêmio-narrativas de Superbonita e Contemporâneo. Os efeitos de sentido gerados do recorte que esses programas televisuais fazem do padrão global são da ordem do espetacular, que é proveniente das encenações da mídia resultantes do modo pelo qual as situações são apresentadas nos quadros dos programas. O que é apresentado é uma situação não ensaiada que encena, em ato, os efeitos de sentido da experiência vivida. Na análise de Superbonita e de Contemporâneo usamos o arcabouço teórico-metodológico da Semiótica desenvolvida em torno de Algirdas Julien Greimas e as teorizações da Sociossemiótica de Eric Landowski priorizando os regimes interacionais como regimes de sentido. Tratamos das questões relacionadas à interação discursiva, às formas de gosto e ao encaminhamento para o consumo que estão colocadas em Superbonita e em Contemporâneo. O fazer complexo da mídia atua sobre três regimes interacionais, onde a lógica que prevalece é a da regularidade e da intencionalidade, o contágio acontece por uma forma de impressão, na qual o enunciatário vai reagir aos estímulos, aos impulsos dados pelo enunciador. O fazer sentir é explorado para mexer no volitivo da programação, pois o caminho percorrido para animar a volição passa pela sensibilidade
Abstract: This dissertation presents a cutting of the audiovisual medias, in the case the television, considered an expressive media of the contemporary culture. It is a study of the focus given to the feminine and the masculine by two programs, Superbonita and Contemporâneo, transmitted by the cable television channel GNT, that makes part of the net of channels Globosat. Those programs are thematic, one approaches the feminine universe and the other the masculine. The main proposal of this study is centered in the investigation of like GNT it builds the discursive taste of the feminine and masculine audience. The central objective is to show how the subject's identity is constituted for the other in taste terms. With base in the identification of the figurative lines, the accomplished investigation looked for answers for as the simulacrum of the feminine and of the masculine they are enrolled in the discursive structures of Superbonita and Contemporâneo. The generated effect of sense of the cutting that those programs do of the global pattern are of the order of the spectacular, that it is originating from the staging s of the media resulting in the way for which the situations are presented in the pictures of the programs. The one that is presented is a situation no rehearsed that it stages, in action, the effects of sense of the lived experience. In the analysis of Superbonita and of Contemporâneo we used the theoretical-methodological outline of the Semiotics developed around Algirdas Julien Greimas and the Sociossemiotic by Eric Landowski prioritizing the interaction regimes as sense regimes. We treated of the subjects related to the discursive interaction, to the taste forms and the direction for the consumption that they are put in Superbonita and in Contemporâneo. Doing complex of the media it acts on three interaction regimes, where the logic that prevails is the one of the regularity and of the intentionality, the contagion happens for an impression form, in which the enunciatee will resist the incentives, to the pulses given by the enunciator. Doing to feel is explored to move in the volition of the programming, because the road traveled to encourage the volition passes for the sensibility
Palavras-chave: Sociossemiótica
GNT
Regimes interacionais
Gosto
Sociossemiotic
Television
Identity
Interaction regimes
Taste
Superbonita (Programa de televisao)
Contemporaneo (Programa de televisao)
Homens -- Identidade
Mulheres -- Identidade
Televisao -- Semiotica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Rodrigues, Carlos Augusto Alfeld. Os gostos de Superbonita e Contemporâneo do GNT na formação de identidades do feminino e do masculino brasileiro. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5145
Data do documento: 30-Out-2008
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