REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Tese
Título: Cenas de casais na pintura brasileira: construção visual de papéis sociais
Título(s) alternativo(s): Couple scenes in Brazilian paiting: visual construction of social roles
Autor(es): Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho
Primeiro Orientador: Oliveira, Ana Claudia Mei Alves de
Resumo: Esta pesquisa intitulada Cenas de casais na pintura brasileira: construção visual de papéis sociais, pretende identificar como se processa a construção visual dos papéis sociais do homem e da mulher nos casais, apresentados em pinturas da arte brasileira do século XIX e da primeira metade do século XX. De um corpus inicial, a partir de acervos de museus e publicações, escolhido em função da especificidade temática, realizou-se a seleção final levando em conta a recorrência de situações aparentes nas obras, assim como da interação dos casais nas mesmas. Para a análise das cenas nas pinturas adotou-se o referencial teórico da semiótica discursiva, teoria desenvolvida na França por Algirdas Julien Greimas e colaboradores e, principalmente dentre as atuais linhas de pesquisa, a sociossemiótica, impulsionada por Eric Landowski, a qual considera em relação discursiva tanto as qualidades internas dos objetos, quanto aquelas do contexto social no qual estes foram produzidos e estão inseridos, e que estão instaladas na imanência textual. Enfatiza-se a utilização de uma gramática da ação e da interação, objetivando construir uma problemática da intersubjetividade, a partir da qual se estabeleceu uma tipologia das relações entre os sujeitos, cujas regras gerais de transformação foram apontadas por meio das relações proxêmicas. É dada ênfase também aos regimes de visibilidade, conforme proposto por Landowski, que concebe o ato de ver como ato comunicacional e interacional, sendo o objeto desta comunicação visual intersubjetiva a imagem que um dos sujeitos proporciona de si para o outro ou seja, seu simulacro. Essas conceituações permitiram a identificação das posições de comunicação e das situações de interação destes sujeitos, gerando uma tipologia das relações de casal e dos papéis sociais de homem e de mulher, na configuração destas relações. A aplicação desta semiótica a estes objetos resultou em ganhos, pois possibilita à comunicação ver a pintura enquanto mídia, dá à pintura mais um instrumento para sua descrição e à história da arte, outros modos de pensar o que é mostrado, relacionando este mostrar na análise dos contextos nos quais estão inseridos
Abstract: The research entitled Couple scenes in brazilian paiting: visual construction of social roles, intends to identify how the visual construction of man and woman social roles in the couples, pictured in paintings of brazilian art of the XIX century and of the first half of XX century, is processed. Starting from an initial corpus, defined around some museum heaps and publications and chosen in fonction of its thematic specificities, a final selection was done considering the reccurrence of apparent situations in the works, as well as of couple interaction in them. For the analysis of the scenes it is adopted the theoretical referencial of the discursive semiotics, a theory developed in France by Algirdas Julien Greimas and his collaborators and mainly, among the current research lines, the socio-semiotics, impulsed by Eric Landowski, who considers in discursive relation the internal qualities of the objects as much as the social context in which they were produced and are inserted, being installed in the textual immanence. It is emphasized the use of an action and interaction grammar, aiming to build one intersubjectivity matter, from which on it is established a tipology of relations between subjects, which transformation general rules has been isolated by way of proxêmica relations. It is also emphasized the visibility regimes, as proposed by Landowski, who conceives the action of seeing as a communicative and interactive one, being the object of this visual intersubjective communication the image that one of the subjects provides of itself for another, that is to say his simulacre. These concepts allowed the identification of the communicative positions and of the interaction situations of these subjects, generating a tipology of couple relations and of man and woman social roles, in the configuration of these relations. The application of this semiotics to these objects resulted in gains, as it allows communication to see painting as media, gives painting one more instrument for its description and to art history, other ways of thinking about what is showed, relating this showing in the analysis of contexts in which they are inserted
Palavras-chave: Pintura de cenas de casais
Simulacros
Relações intersubjetivas
Scenes of couples in painting
Simulacre
Intersubjective relations
Pintura brasileira
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Corassa, Maria Auxiliadora de Carvalho. Cenas de casais na pintura brasileira: construção visual de papéis sociais. 2004. 276 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5052
Data do documento: 26-Out-2004
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