REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4659
Tipo: Dissertação
Título: Da identidade dos grupos aos perfis programados: uma possível passagem à luz da teoria da comunicação
Autor(es): Picchiai, Daniela de Queiroz
Primeiro Orientador: Costa, Rogério da
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal investigar as recentes mudanças na orientação das pesquisas de mercado, que fazem uso cada vez maior de bases de dados digitais como fonte de informação sobre os consumidores. O trabalho começa analisando as metodologias de pesquisa mercadológica já consolidadas, de natureza qualitativa, que a partir de levantamentos de dados, de caráter amostral, tais como questionários e entrevistas, busca compreender atitudes e comportamentos dos consumidores e, assim, criar estratégias de comunicação mercadológica para as instituições interessadas nessa informação. Com o surgimento das análises ditas de Big Data, o cenário muda. Na evolução desse caminho, destacamos o papel cada vez mais importante das reflexões de filósofos (Foucault, Deleuze) e teóricos da comunicação (Martin-Barbero, Jenkins) sobre nossa atual sociedade de controle. Isso deve significar, para nosso estudo, um caminho cada vez mais centrado na busca por padrões de comportamento através de dados digitais. Com a influência das novas tecnologias, do universo digital e com a chegada do Big Data, a pesquisa de mercado passa a analisar os dados retirados de ambientes tais como as bases de dados das empresas ou de atividades em redes sociais, e verificam quais tipos de padrão de consumo podem ser identificados. Com isso, poderiam em tese construir uma comunicação para induzir e direcionar as ações e escolhas dos consumidores. Com isso, o trabalho compara dois formatos de ação utilizados pelas empresas como estratégia para atingir possíveis consumidores: o primeiro tem como base ferramentas qualitativas e compreensão do ambiente social de determinados segmentos; o segundo considera a gigantesca dimensão de técnicas existentes no ambiente online que influenciam o comportamento das pessoas. O trabalho faz uma reflexão sobre como as estratégias de comunicação são utilizadas pelas empresas para envolver e gerar identificação em seus públicos. Como metodologia de trabalho, utilizamos os seguintes autores: Harold Lasswell, para identificar a influência das pesquisas na comunicação publicitária; Jesús Martín-Barbero, um dos primeiros estudiosos a compreender as mediações entre indivíduos e ambientes sociais; Philip Kotler e Gilbert A. Churchill, autores centrais no conhecimento das técnicas de marketing; Michel Foucault, Felix Guattari e Gilles Deleuze para reconhecer como o olhar do BigData se articula com nossa sociedade de controle. A pesquisa conclui que a comunicação mercadológica tem um papel decisivo na indução das escolhas dos indivíduos e busca constatar o caminho percorrido nesse processo, para assim reconhecer e pontuar os fatores que conduzem a essas escolhas
Abstract: This dissertation has the main objective investigate the recent changes in the orientation market research that makes increasing use of digital databases as a source of information about consumers. The work begins by analyzing the methodologies of market research already established, of qualitative source, from data collection, sample character, such as questionnaires and interviews, focuses on attitudes and behaviors of consumers, and starting from this creates marketing communication strategies for institutions interested in this information. With the emergence of Big Data, the statement changes. In the evolution of this path, we highlight the increasingly important reflections of philosophers (Foucault, Deleuze) and communication theorists (Martin-Barbero, Jenkins) about our role current in society of control. That must mean, for our study, an increasingly centered on search for patterns of behavior by way of digital data. With the influence of new technologies, the digital universe and the arrival of Big Data, the market research proceeds to analyze the data from environments such as businesses databases or activities on social networks, and check what kind of consumption pattern can be identified. With that, they could theoretically build a communication to induce and direct the actions and consumers choices. As a result, the research compares two formats of action utilized by companies as a strategy for reaching possible consumers: the first, as a base, has qualitative tools and an understanding of the social environment and determined segments; the second considers the enormous dimension of existing techniques in the online environment that influence people's behavior.The work reflects on how business communication strategies are utilized by brands in order to involve and generate recognition from its audiences. As a working methodology, we use the following authors: Harold Lasswell, for identifying the influence of research in advertising communication; Jesús Martín-Barbero, one of the first scholars to understand the mediation between individuals and social environments; Philip Kotler and Gilbert A. Churchill, central authors in the understanding of marketing techniques; Michel Foucault, Felix Guattari and Gilles Deleuze to recognize how the look of Big Data articulated in our society of control. The dissertation considers that communication has a decisive role in influencing individuals' choices and constantly searches for the previous path in this process, in order to recognize and emphasize the variables that lead to these choices
Palavras-chave: Escolhas
Comunicação
Pesquisas
Subjetividade
Dados
Choices
Communication
Research
Subjectivity
Big data
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Picchiai, Daniela de Queiroz. Da identidade dos grupos aos perfis programados: uma possível passagem à luz da teoria da comunicação. 2014. 69 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4659
Data do documento: 2-Dez-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela de Queiroz Picchiai.pdf550,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.