REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4525
Tipo: Tese
Título: Abordagem semiótica dos perfis autobiográficos nas redes sociais digitais
Autor(es): Silva, Simone Bueno da
Primeiro Orientador: Oliveira, Ana Claudia Mei Alves de
Resumo: A pesquisa investiga a composição narrativa e discursiva dos perfis autobiográficos nas redes sociais digitais. Busca verificar como a modalidade discursiva configura um modo de apresentação e interação do sujeito no social, movimentando axiologias em percursos de construção identitária e subjetiva. Como corpus de análise foram escolhidos quatro plataformas de redes sociais: Facebook, Sonico, MySpace e Twitter em razão da temática de promoção de relacionamentos entre amigos ou seguidores em ambiências de visibilidade e conexão, com penetração no cenário nacional e internacional. Na coleta de dados, entre 2010 e primeiro bimestre de 2013, observou-se na interface de interação dessas plataformas um conjunto de narrativas de perfis destacando percursos de enunciação. Enquanto modelos discursivos esses se fundam em diferentes valores, apresentando potencial comparativo. A partir do levantamento de traços invariantes e variantes, na inter-relação entre os patamares do percurso gerativo de sentido, a pesquisa identificou a construção da visibilidade como um valor pregnante. No percurso de se fazer visível observamos estratégias de exposição do sujeito indicadoras de formas de pertencimentos e modos de presença. A homologação aos regimes de visibilidade apontou para a identificação de dois grandes percursos enunciativos: percursos de autopromoção e de socialização, manifestados de forma imbricada sob o atravessamento dos discursos da celebridade e da espetacularização, perpassados pelo discurso midiático e de midiatização. Esses modos de presença se constroem no interior de práticas interacionais que foram tratadas em relação à formação de regimes de interação e sentido seguindo Landowski e das interações discursivas, desenvolvidas por Oliveira. Como resultante observamos a instauração de um modelo de programação complexa regedor dos modos de presença instaurados subsumindo o acidente e alimentado pelo ajustamento e manipulação. O domínio da programação mostrou como os perfis autobiográficos construídos nas plataformas de redes sociais analisadas revelam-se na contradição e contrariedade como antiperfis. Como fundamentação teórica tomou-se ainda A. J. Greimas, J.-M. Floch e F. Thürlermann. Nos estudos da cibercultura, apoiouse em P. Lèvy, M. Castells, A. Lemos, A. Primo, R. Recuero e E. Trivinho. As redes sociais digitais como práticas significantes da atualidade, sob a especificidade da semiótica discursiva, contribuem com os estudos sobre a construção de identidades nas novas formas de comunicação
Abstract: The research investigates the narrative and discursive configuration of autobiographic profiles in digital social networks. It seeks to verify how the discursive modality sets a presentation and interaction way of the subject on the social, displacing axiologies in identitarian and subjective building processes. Four social networks platforms were chosen as analysis corpus: Facebook, Sonico, MySpace and Twitter due to their thematic of promoting relationships among friends or followers in visibility and connection s ambiences, reaching national and international scene. With the data gathering, between 2010 and the first two months of 2013, a group of profile s narratives detaching enunciation paths was observed on these social networks interaction interfaces. While discursive models these ones base themselves on different values, showing comparative potential. From the invariants and variants traits survey, in the inter-relation among the meaning generative process levels, the research identified visibility s construction as a pregnant value. In the path of making yourself visible, strategies of subject s exposition which indicate to belonging forms and presence ways can be observed. Homologation to visibility s regimes pointed to the identification of two great enunciative processes: self-promotion and socialization processes, unfolded in an intertwined fashion under the crossing of the discourses of the celebrity and of the exhibitionism, pervaded by mediatic and mediatization s discourses. These ways of presence build themselves inside interactional practices which were dealt with considering the formation of interaction and sense regimes according to Landowski and the discursive interactions, developed by Oliveira. As a result we observe the establishment of a complex programming model that governs the established presence ways, subsuming the accident and being fed by adjustment and manipulation. The programming domain showed how autobiographic profiles built in the analyzed social networks platforms reveal themselves at the contradiction and contrariety as antiprofiles. As theoretical basis were also taken A. J. Greimas, J-M. Floch and F. Thürlermann. Regarding cyberculture studies, were taken as support P. Lèvy, M. Castells, A. Lemos, A. Primo, R. Recuero and E. Trivinho. Digital social networks as nowadays significant practices, under specificity of discursive semiotics, enhance the studies on identities construction inside new ways of communication
Palavras-chave: Redes sociais digitais
Construção identitária e subjetiva
Narrativa
Discurso
Regimes de interação e sentido
Semiótica discursiva
Digital social networks
Identitarian and subjective construction
Narrative
Discourse
Sense interaction regimes
Discursive semiotics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Silva, Simone Bueno da. Abordagem semiótica dos perfis autobiográficos nas redes sociais digitais. 2013. 257 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4525
Data do documento: 12-Jun-2013
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