REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45057
Tipo: Dissertação
Título: Reflexões sobre a musicalidade da voz no tratamento de crianças autistas na clínica de linguagem
Autor(es): Silva, Milena Zavarize da
Primeiro Orientador: Arantes, Lucia Maria Guimarães
Resumo: Esta dissertação advém de questões relacionadas ao atendimento de crianças autistas na clínica de linguagem, especificamente, de questionamentos a respeito dos efeitos da musicalidade da voz nesses sujeitos e da hipótese de elegê-la a instrumento terapêutico na clínica. A pesquisa parte da constatação, durante meus estágios clínicos na DERDIC, de que elementos melódicos presentes na fala das terapeutas puderam produzir efeitos singulares em crianças autistas. A questão central que orienta este trabalho é: considerando a estrutura psíquica do autismo, e tendo em vista o atendimento de linguagem desses sujeitos, quais os possíveis efeitos dos aspectos musicais da voz sobre a relação dessas crianças com a fala e posição subjetiva? Este trabalho está vinculado à Clínica de Linguagem, que empreendeu uma reflexão consistente sobre a natureza do sintoma na fala, determinante de desdobramentos teóricos e clínicos realizados pelos pesquisadores do grupo. A Clínica de Linguagem – linha de pesquisa fundada por Lier-DeVitto (1997), parte do estruturalismo europeu para pensar a linguagem, e aproxima-se da noção de inconsciente. No capítulo 1, apresento os alicerces teóricos que fundamentam este trabalho. No capítulo 2, desenvolvo reflexões a respeito do acolhimento de sujeitos autistas na clínica de linguagem. No capítulo 3 me aproximo de autores da Psicanálise para pensar a incidência da linguagem no organismo, iluminando o lugar dos aspectos melódicos da voz e direcionando a discussão para a relação singular de sujeitos autistas com a musicalidade da voz. Por fim, apresento o caso de Lucas, a partir do solo teórico-clínico da Clínica de Linguagem, e realizo uma discussão e considerações sobre os efeitos do atendimento de linguagem e da implicação dos aspectos musicais da voz enquanto instrumento terapêutico no tratamento
Abstract: This dissertation arises from questions related to the treatment of autistic children in the field of language clinic, specifically from inquiries regarding the effects of voice musicality on these subjects and the hypothesis of conceiving it as a therapeutic instrument in clinical practice. The research stems from the observation, during my clinical internships at DERDIC, that melodic elements present in the therapists' speech could produce singular effects in autistic children. The central question guiding this work is: considering the psychic structure of autism and the clinical approach to language in these subjects, what are the possible effects of the musical aspects of the voice on their relationship with speech and subjective position? This study is grounded in the framework of the Language Clinic, which has undertaken a consistent reflection on the nature of the symptom in speech — a reflection that has led to theoretical and clinical developments by researchers in the field. The Language Clinic, a research line founded by Lier-DeVitto (1997), draws on European Structuralism to theorize language and approaches the notion of the unconscious. In Chapter 1, I present the theoretical foundations that underpin this work. In Chapter 2, I develop reflections on the reception of autistic subjects in the language clinic. In Chapter 3, I draw on authors from psychoanalysis to explore the incidence of language on the organism, highlighting the role of melodic aspects of the voice and focusing the discussion on the singular relation of autistic subjects to vocal musicality. Finally, I present the clinical case of Lucas, analyzed through the theoretical lens of the Language Clinic, and I offer reflections and considerations on the effects of language therapy and the implications of the musical aspects of the voice as a therapeutic instrument in treatment
Palavras-chave: Crianças autistas - Linguagem
Autistic children - Language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Silva, Milena Zavarize da. Reflexões sobre a musicalidade da voz no tratamento de crianças autistas na clínica de linguagem. 2025. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45057
Data do documento: 13-Jun-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Milena Zavarize da Silva.pdf782,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.