REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Sonia Maria Mendes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775944E9por
dc.contributor.advisor1Santos, Rogério da Costa-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:10:52Z-
dc.date.available2011-06-08-
dc.date.issued2011-05-23-
dc.identifier.citationFrança, Sonia Maria Mendes. Competências cognitivas e cibercultura: um estudo sobre o desenvolvimento de modelos cognitivos de aprendizagem do público jovem que resultam do uso frequente das tecnologias de comunicação digitais. 2011. 173 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4289-
dc.description.resumoO presente estudo visa demonstrar, do ponto de vista cognitivo, as consequências ocasionadas pela manipulação frequente do universo web por crianças e adolescentes, intitulados de geração interativa . Por se tratar de um tema de natureza transversal, estabeleceram-se relações entre o campo da comunicação e da educação, evidenciando os impactos e as complexidades instaurados socialmente, considerando os fenômenos originados pelos avanços exorbitantes das novas tecnologias comunicacionais, aliadas ao forte crescimento de adeptos em um curto espaço de tempo. Frente ao exposto, a pesquisa toma contornos e apresenta reflexões sobre os dispositivos comunicacionais disponíveis no ciberespaço, em detrimento das consequências manifestadas no perfil do público jovem, proporcionadas por esse fenômeno do ponto de vista cognitivo. As evidências realçam a necessidade de constituir relações entre o ciberespaço, as competências cognitivas e os processos de aprendizagens derivados destas analogias, dos quais emanam a cibercultura. Em adição, estão os aspectos estruturais e conceituais dos processos em redes, estabelecidos de forma síncrona e assíncrona, nestes ambientes, originados na concepção e perspectiva dos usuários ao permitirem à máquina exercer a função de mediadora no processo de interação, que se valida por meio da experiência. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, considerando as abordagens que dão suporte ao processo construtivo do discursivo, emparelhada aos aspectos conceituais e técnicos que validam a aprendizagem por meio da experiência. Quanto aos indicadores sobre o perfil da atual geração, estes foram extraídos da pesquisa ibero-americana A geração interativa na Ibero-américa , no que tange o uso da internet por crianças e adolescentes, os quais serviram como alicerces de sustentação ao escopo dos capítulos desenvolvidos. Não obstante, estes fenômenos estabelecem, para a atual conjuntura social, cultural e econômica, a revisão de padrões estabelecidos, em favor de um moderno espaço considerado semântico, por determinar comportamentos e impulsionar o desenvolvimento das diferentes percepções em detrimento da interação, agilidade e dinamização das noções de tempo e espaços, bem como da democratização das informações e conhecimentos. A cibercultura, como fenômeno decorrente destas relações, é evidenciada na geração atual ao adquirir competências autônomas e fazer do ciberespaço um ponto de encontro, de interação e de identificação, ou seja, um lugar comum para recepção, buscas, produção e disseminação de mensagens, desencadeando algumas consequências para o âmbito educativo e ao universo do trabalho. Esses pressupostos concernem à área de comunicação, a qual deve colaborar com subsídios significativos voltados para o processo educacional vigente, validando a pertinência do estreitamento entre os campos da comunicação e da educação. No entanto, vivenciamos um cenário que conclama a necessidade da revisão dos paradigmas estabelecidos, de forma a potencializar as ferramentas comunicacionais para o enfrentamento dos problemas sociais e culturais, manifestados na sociedade contemporânea, de modo peculiar, o processo educacional, por considerar a urgência de um projeto maior que priorize a coletividade em favor do desenvolvimento humanopor
dc.description.abstractThe present study intent to demonstrate the cognitive point of view and the consequences of the frequent manipulation of the web universe by children and teenagers so called interactive generation . Since this is a topic of transversal nature, relation between communication and education were established acknowledging the impacts and the complexity socially instituted, considering a phenomenon originated by the unbelievable advances of new communication technologies to a great increase of followers in a short period of time. That s why the research turns round and presents reflections about some communication devices available in the cyberspace in detriment of consequences manifested in young people caused by this phenomenon by the cognitive point o view. The evidences accentuate the necessity to build relations between cyberspace, cognitive competence and the learning process originated by these analogies emanate the cyber culture. In addition there are some structural aspects and conceptual of the web process established in a synchronous and no synchronous way, these environment originated in the perspective of the web users allowing the machine a function of mediation in the interaction process that validates itself through experience. Therefore this is a qualitative research, of exploring nature, considering an approach that supports a constructive and rational process, pair up to concept and technical aspects that validate learning through experience. About the indicators of the actual generation profile, these were taken from the Iberian American research An interactive Iberian American generation about the internet use by children and teenagers, which served as a support to the chapters developed. Nevertheless, these phenomenons established for the present time a social, cultural and economical conjunction a review of established patterns in favor of a modern space considered semantic for determining behavior and for stimulating the development of different perceptions in detriment of interaction, agility and dynamics notions of time and space, as well as a more democratic access to information and knowledge. The cyber culture, as a phenomenon of these relations is in evidence in the current generation to acquiring autonomy competence to make the cyberspace a meeting place for interaction and identification as well as a place for reception, search, production and message dissemination, causing some consequences to the workplace and the education itself. These presuppositions concern to the communication area which should collaborate with some significant importance towards the actual learning process, validating communication and education. In the meantime we see a scenery that needs a review of established paradigm as a way to power up the communication tools to face the social and cultural problems manifested in the contemporaneous society in a peculiar way, the educational process for considering urgency for a greater project that threats the community in favor of human developmenteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13077/Sonia%20Maria%20Mendes%20Franca.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectCiberespaçopor
dc.subjectCiências cognitivaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCyberspaceeng
dc.subjectCognitive scienceeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleCompetências cognitivas e cibercultura: um estudo sobre o desenvolvimento de modelos cognitivos de aprendizagem do público jovem que resultam do uso frequente das tecnologias de comunicação digitaispor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sonia Maria Mendes Franca.pdf
  Restricted Access
1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.