REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4260
Tipo: Dissertação
Título: Os processos imersivos na mensagem publicitária: o segmento analógico e o digital
Autor(es): Azevedo, Rita de Cassia Castilho Varlesi de
Primeiro Orientador: Bairon, Sérgio
Resumo: Esta pesquisa apresenta as possibilidades imersivas na comunicação publicitária digital internet analisando o caminhar interativo do público leitor e as relações perceptivas de imagens, sons e movimentos que permeiam a sua imersão. Neste percurso, apresento a mídia impressa e atuais pesquisas em ambientes de realidade virtual que promovem a imersão em sua comunicação. A escolha dessas mídias de comunicação se deve a base visual que a mídia impressa empresta a mídia digital e a potencialidade tridimensional tátil sensorial que a realidade virtual apresenta. Diante disto, desenvolvo uma taxionomia identificando os processos imersivos em três fases de envolvimento do público com o objeto de comunicação: primeira fase imersão Ativa, segunda fase imersão Seletiva e terceira fase imersão Operativa / mediativa. Para a análise conceitual desta classificação, o recorte teórico terá como apoio, Régis Debray, Pierre Lèvy, Michael Heim e Wilton Azevedo, na formação de uma diagrama com base na leitura desses autores, referentes ao olhar, percepção sensorial, processos interativos e potencialidades do meio digital
Abstract: This research presents the immersive possibility in the digital advertising communication internet analyzing the interactive readers access and persceptives relationship of images, sound and moviments allowing its immersion. My intention is to show in the printed medium and some actual researsh in virtual reality promote the new form of immersion system. My choice in these media communication has as reference in the visual comcept that printed medium lent to digital mediun and the tridimentional potentialit tactil sensorial which virtual reality presentes. Beasides, I criated a taxonomy identifying the immersive process in three steps: first one Active immersion, second one Seletive immersion and third one Operative Mediative immersion. For this conceptual analysis I had as a theorical support authors as: Régis Debray, Pierre Lèvy, Michael Heim e Wilton Azevedo, which I created a diagram with reference in the insight, sensorial perception, interactive process and the potenciality, from the digital media
Palavras-chave: Midia digital
Ambiente virtual
Internet na publicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Azevedo, Rita de Cassia Castilho Varlesi de. Os processos imersivos na mensagem publicitária: o segmento analógico e o digital. 2003. 119 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4260
Data do documento: 29-Nov-2003
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rita de Cassia Castilho Varlesi de Azevedo.pdf
  Restricted Access
10 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.