REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Tese
Título: Discursos, cursos e recursos: autores da Revista Educação (1927 – 1961)
Autor(es): Vilela, Marize Carvalho
Primeiro Orientador: Barreira, Luiz Carlos
Resumo: Este trabalho é o resultado do estudo de uma revista especializada em temas educacionais, ao longo dos 34 anos de sua existência. Trata-se de Educação, que circulou de forma mais ou menos regular de 1927 a 1961. De início, era órgão da Diretoria Geral da Instrução Pública de São Paulo (precursora da atual Secretaria da Educação) e da Sociedade de Educação de São Paulo. Depois, passou a ser órgão apenas da Diretoria Geral da Instrução Pública. Na pesquisa, foram lidos e fichados 2.272 artigos editados pela revista. Com as fichas de leitura, criou-se um banco de dados com a totalidade das matérias publicadas por Educação, por meio do qual o leitor ou pesquisador Interessado poderá ter acesso a resumo dos textos, identificar seus autores e a origem dessas colaborações e estabelecer, a seu critério, novas relações entre as informações veiculados pelo periódico. Os principais temas abordados são a intensificação do autoritarismo nas questões educacionais durante a fase histórica do Estado Novo, o discurso diferenciado quando o interlocutor privilegiado é o professor universitário ou o professor dos graus primário e secundário e a questão de gênero
Abstract: This work is the result of the study of a review specialized in educational issues, during its 34 years life, It's about Educação ("Education"), edited more or less regularly from 1927 to 1961, Initially, it was organ of the Diretoria Geral da Instrução Pública de São Paulo (São Paulo' s General Directory Office of Public Instruction), predecessor of nowadays Secretaria da Educação (State Secretary of Education), and of the Sociedade de Educação de São Paulo (São Paulo 's Society of Education), Afterwards, it became organ of Diretoria Geral da Instrução Pública exclusively. ln the research, 2,272 articles published by Educatiom were read and filed. The files were arranged in a data base including all articles edited by the review, through which the interested reader or researcher may access text abstracts, identify its authors and the origin of these contributions, as well as establish, at his or her will, new relationships between topics of information issued by the periodical, The major themes dealt in this research are the increasing of authoritarianism in educational matters during the historical phase of Estado Novo (the "New State" of dictator Getulio Vargas), the differentiated speech when the privileged interlocutor was the university teacher or the primary or secondary school teacher, and the question of gender
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação: História e Filosofia da Educação
Citação: Vilela, Marize Carvalho. Discursos, cursos e recursos: autores da Revista Educação (1927 – 1961). 2000. Tese (Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42525
Data do documento: 1-Dez-2000
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