REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4220
Tipo: Dissertação
Título: Coleções: um estudo dos processos criativos e comunicacionais
Autor(es): Arantes, Carolina Pinto
Primeiro Orientador: Leão, Lucia Isaltina Clemente
Resumo: O ato de colecionar é uma atividade antiga entre os seres humanos e, ainda assim, permanece intrigante: mas, afinal, para que e por que colecionamos? Podemos ver no ato de colecionar um processo de criação? Como as coleções comunicam? Essa dissertação tem por finalidade investigar os processos criativos e comunicacionais e a lógica que move e permeia os diversos tipos de coleções, identificando sua capacidade de produção de sentido. A metodologia é baseada em duas fases, que resultaram nos dois capítulos da dissertação. O primeiro discorre sobre o contexto do ato de colecionar em termos históricos, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica em livros, teses e artigos científicos que apresentam discussão de temas como colecionismo, objeto de desejo, imaginário, memória, afetividade, consumo e criação. O objetivo é apresentar diferentes abordagens para o conceito de coleção, fundamentas a partir das ideias de vários autores. O principal é Philipp Blom, que constrói a história das coleções em seu livro Ter e Manter . As reflexões também se apóiam nos filósofos Walter Benjamin, que discorre sobre a preservação da história através dos objetos e também sobre a ressignificação destes; e Jean Baudrillard, que dedica um capítulo às coleções em seu livro O sistema dos objetos , em que descreve a diferença entre acúmulo e coleção e menciona também a superação da morte através da posse dos objetos. Por fim, estão sendo utilizados as pesquisas do professor da Universidade de Utah e especialista em consumo, Russell Belk, e os escritos da professora da Universidade de Leicester e presidente do Museums Association, Susan Pearce, que interpretam e inserem as coleções na sociedade de consumo atual. A segunda parte da dissertação tem como foco a relação entre processo criativo e a construção das coleções, com a finalidade de analisar as coleções como instrumento de comunicação. Uma das autoras consultadas é a Profa. Dra. Cecília Salles, que desenvolve um conceito de processo criativo como rede em constante transformação. Esta fase também é baseada na coleta de dados empíricos, frutos de entrevistas realizadas com colecionadores, visando a demonstrar os diversos processos criativos para a montagem e a manutenção das coleções. Como resultado, conclui-se que o ato de colecionar pode ser visto como um processo de criação desde quando o colecionador seleciona itens, já que nem todo objeto pode fazer parte de sua coleção. Em um segundo momento, cada colecionador organiza os itens de sua coleção de uma forma única, independente se pretende ou não apresentá-la a terceiros. Essa ordenação é revisitada todas as vezes que uma nova peça é inserida, quando o espaço é modificado ou ainda em outras ocasiões. Por fim, muitos são os colecionadores que expõem suas coleções, seja em casa, em eventos específicos ou ainda na internet, gerando, dessa forma, redes sociais que contribuem para a memória das coleções e para a afirmação da identidade dos colecionadores
Abstract: The act of collecting is an ancient activity between human beings and still remains intriguing: why do we collect? Can we see in the act of collecting a process of creation? How collections communicate? This thesis aim to investigate the creative and communication process and the logic that moves and permeates the various types of collections, identifying its capacity of production. The methodology is based on two phases, which resulted in the two chapters of the dissertation. The first one is about the context of collecting in historical standards, developed through research on books, theses and papers that present discussion of issues such as hoarding, object of desire, imagination, memory, emotion, consumption and creation. The objective is to present different approaches to the concept of collection, from the ideas of several authors. The principal author is Philipp Blom, who builds the story of collections in his book "To Have and Hold". The reflections are also supported in Walter Benjamin, who discusses the preservation of history through objects and also on the ressignification of these, and Jean Baudrillard, who devotes a chapter of his book "The System of Objects" to the collections, which describes the difference between accumulation and collection and also mentions the conquest of death through the possession of objects. Finally, the research of the professor of the University of Utah and consumption expert, Russell Belk, and the writings of the Professor of the University of Leicester and chairman of the Museums Association, Susan Pearce, who interpret and fall collections in the current consumer society are being used. The second part of the dissertation focuses on the relationship between creative process and the building of collections, in order to analyze the collections as a communication tool. One of the authors used is Cecilia Salles, who develops a concept of the creative process as a network in constant transformation. This phase is also based on empirical data collection, result of interviews with collectors in order to demonstrate the various creative processes for assembling and maintaining collections. As a result, we conclude that the act of collecting can be seen as a creation process from when the collector selects items, since not every object may be part of your collection. In a second step, each collector organizes the items from the collection in a unique way, regardless whether or not to present it to others. This ordinance is revisited each time a new piece is inserted, when space is modified or even on other occasions. Finally, there are many collectors who expose their collections, whether at home, at specific events or on the Internet, thus generating, social networks that contribute to the memory of the collections and to affirm the identity of the collectors
Palavras-chave: Processos de criação
Memória
Coleção
Consumo
Communication
Creative processes
Memory
Collection
Consumption
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Arantes, Carolina Pinto. Coleções: um estudo dos processos criativos e comunicacionais. 2010. 71 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4220
Data do documento: 15-Set-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina Pinto Arantes.pdf3,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.