REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiguel, Gabriela Morena Raquel-
dc.contributor.advisor1Vieira, Maria Celina Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3770948636448397pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T12:30:31Z-
dc.date.available2024-06-21T12:30:31Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationMiguel, Gabriela Morena Raquel. As contribuições da educação inclusiva na promoção da educação para cidadania. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41925-
dc.description.resumoO trabalho, ora apresentado, foi elaborado por meio de metodologia bibliográfica e documental (Gil, 2010) teve por objetivo analisar as contribuições da educação inclusiva (Educação de Jovens e Adultos) – EJA na promoção da educação para cidadania. De forma mais específica procurou estudar alguns referenciais teóricos sobre inclusão escolar e social na construção da educação para a cidadania e examinar a Educação de Jovens e Adultos – EJA, segundo a BNCC, e suas contribuições na promoção da inclusão escolar e social com vistas à educação para a cidadania. O estudo revisa conceitos-chave relacionados à inclusão social e a importância da educação nesse contexto ao explorar práticas e teorias para a inclusão apresentando abordagens para lidar com a diversidade e garantir o acesso equitativo à educação. Segundo a BNCC e suas contribuições na promoção da escola como um meio para a inclusão social e para a cidadania, o trabalho permeia através de uma abordagem que não se limita apenas ao âmbito acadêmico, mas que também promova valores, ética e habilidades sociais, de maneira que capacite os alunos a compreenderem seus direitos e deveres para participar ativamente da sociedade. Conclui-se que a promoção da escola como um meio de acesso à cidadania plena contribui significativamente para uma sociedade mais justa; porém, há desafios específicos a enfrentar como a necessidade de formação contínua para os educadores, adaptações curriculares e a promoção de um ambiente acolhedor para alunos, professores e toda a equipe gestora que participa deste processopt_BR
dc.description.abstractThe aim of the work presented here was to analyse the contributions of inclusive education (Youth and Adult Education) - EJA in promoting education for citizenship. More specifically, it sought to study some theoretical references on school and social inclusion in the construction of education for citizenship and to examine Youth and Adult Education - EJA, according to the BNCC, and its contributions to promoting school and social inclusion with a view to education for citizenship. The study reviews key concepts related to social inclusion and the importance of education in this context by exploring practices and theories for inclusion, presenting approaches to dealing with diversity and ensuring equitable access to education. According to the BNCC and its contributions to promoting school as a means for social inclusion and citizenship, the work permeates through an approach that is not only limited to the academic sphere, but also promotes values, ethics and social skills, in a way that enables students to understand their rights and duties in order to actively participate in society. The conclusion is that promoting school as a means of access to full citizenship contributes significantly to a fairer society; however, there are specific challenges to face such as the need for ongoing training for educators, curriculum adaptations and the promotion of a welcoming environment for students, teachers and the entire management team that participates in this processen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContribuiçõespt_BR
dc.subjectEducação inclusiva (Educação de Jovens e Adultos – EJA)pt_BR
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_BR
dc.subjectContributionsen_US
dc.subjectInclusive education (Youth and Adult Education - EJA)en_US
dc.subjectEducation for citizenshipen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs contribuições da educação inclusiva na promoção da educação para cidadaniapt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of inclusive education in promoting education for citizenshipen_US
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 Gabriela Morena Raquel Miguel TCC.pdf377,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.