REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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dc.creatorMenezes, Gessionete Ferreira de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2774468276710429pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Paola Espósito de Moraes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8011068111808610pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-06T14:17:13Z-
dc.date.available2024-06-06T14:17:13Z-
dc.date.issued2024-05-07
dc.identifier.citationMenezes, Gessionete Ferreira de. Efeito dos procedimentos de modelo de mando e imitação vocal no estabelecimento de repertório de ecoicos em crianças com TEA. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41790-
dc.description.resumoEcoar sons e fonemas é uma habilidade de fundamental importância para aquisição da fala, esperada entre os 12 primeiros meses de vida do indivíduo. Pesquisadores da análise do comportamento vêm-se dedicando a estudar procedimentos de ensino que possibilitem a aquisição, manutenção e ampliação de novos repertórios verbais em crianças com transtorno do espectro autista (TEA), que frequentemente apresentam dificuldade em emitir respostas verbais, como respostas ecoicas. O presente estudo propôs-se realizar uma comparação entre os procedimentos de modelo de mando e o treino de imitação vocal para o ensino do operante verbal ecoico, com foco nas estratégias para manutenção do valor reforçador dos itens utilizados durante os dois tipos de treinos. Participaram do estudo duas crianças com TEA e déficits no repertório verbal vocal. Os resultados dos indicam que os dois procedimentos foram eficazes no ensino de ecoicos para um dos participantes, mas não para a segunda. O procedimento de modelo de mando, no entanto, produziu aquisição mais rápida do comportamento ecoico do que o procedimento de imitação, embora tais resultados não tenham sido replicados em uma segunda comparação. O repertório inicial dos participantes e características dos fonemas selecionados para o treino merecem ser considerados como condições que pareceram interferir nos resultados encontradospt_BR
dc.description.abstractEchoing sounds and phonemes is a fundamentally important skill for acquiring speech, expected within the first 12 months of an individual's life. Behavior analysis researchers have dedicated themselves to studying teaching procedures that enable the acquisition, maintenance, and expansion of new verbal repertoires in children with autism spectrum disorder (ASD), who often have difficulty emitting verbal responses, such as echoic responses. The present study proposed to carry out a comparison between mand model and vocal imitation procedures training for teaching the verbal operant echoic, focusing on strategies for maintaining the reinforcing value of the items used during both types of training. Two children with ASD and deficits in the vocal verbal repertoire participated in the study. The results indicate that both procedures were effective in teaching echoics to one of the participants, but not to the second. The mand model procedure, however, produced faster acquisition of echoic behavior than the vocal imitation procedure, although such results were not replicated in a second comparison. The participants’ initial repertoire and characteristics of the phonemes selected for training deserve to be considered as conditions that seemed to interfere with the results founden_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.subjectEcoicopt_BR
dc.subjectTreino de imitação vocalpt_BR
dc.subjectTreino de mandopt_BR
dc.subjectComportamento verbalpt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorder (ASD)en_US
dc.subjectEchoicen_US
dc.subjectVocal imitation trainingen_US
dc.subjectMand trainingen_US
dc.subjectVerbal behavioren_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
dc.titleEfeito dos procedimentos de modelo de mando e imitação vocal no estabelecimento de repertório de ecoicos em crianças com TEApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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