REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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dc.creatorMariano, Adriana de Almeida Salles-
dc.contributor.advisor1Ferreira, Oliveiros da Silva-
dc.date.accessioned2016-04-26T14:57:57Z-
dc.date.available2006-04-27-
dc.date.issued2005-06-15-
dc.identifier.citationMariano, Adriana de Almeida Salles. Responsabilidade social das empresas: a construção de novos paradigmas. 2005. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4155-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo demonstrar a distinção entre os conceitos: filantropia, ação social, responsabilidade social, cidadania corporativa e sustentabilidade, assim como narrar as mudanças em curso na ação das empresas que atuam no Brasil. De um lado, observamos uma nova visão da ação social das empresas, com o surgimento do investimento social privado. E, de outro lado, uma nova visão da maneira de gerenciar o negócio, a partir das idéias de responsabilidade social empresarial (RSE) e sustentabilidade. A ação social das empresas no Brasil é caracterizada dando destaque ao trabalho realizado pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) e seus associados. São, também, expostas as contradições intrínsecas ao ato de doar recursos dentro de um negócio feito para gerar recursos e como esta relação contraditória resulta em práticas filantrópicas sintonizadas com a perspectiva do negócio. Num segundo momento, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é estudado para verificar como a Responsabilidade Social entrou para a agenda nacional e como é traduzida na prática das empresas. O conceito de responsabilidade social está sistematizado de diferentes maneiras pelos teóricos da administração, o aparecimento de um campo de estudo voltado a este tema, comprova sua relevância. A evolução deste conceito para idéias ligadas a sustentabilidade evidencia que a responsabilidade social empresarial pode ser compreendida não apenas como uma ferramenta para responder a pressões contra o mundo corporativo, mas significa um questionamento dos paradigmas que regem a economiapor
dc.description.sponsorshipPontificia Universidade de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12975/adriana.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectresponsabilidade social empresarialpor
dc.subjectinvestimento social privadopor
dc.subjectfilantropiapor
dc.subjectação socialpor
dc.subjectinstituto ethos de empresas e responsabilidade socialpor
dc.subjectGife.por
dc.subjectResponsabilidade social das empresaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleResponsabilidade social das empresas: a construção de novos paradigmaspor
dc.typeDissertaçãopor
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