REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
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Tipo: Tese
Título: Qualificação e práticas sociais no trabalho assalariado: o aprender em uma indústria no século XXI
Autor(es): Moreira, Alex
Primeiro Orientador: Lazzareschi, Noemia
Resumo: Na pesquisa que se apresenta, buscou-se o entendimento do movimento das pessoas em seu processo de adaptação ao mundo do trabalho assalariado na indústria eletrônica. Adaptação que pressupõe um processo constante de reflexão sobre o meio, reajustes de conduta, avaliação de opções, análise de informações que se convenciona entender como o processo de aprendizagem nas organizações. Esse processo, no entanto, não se estabelece de forma natural e livre, mas pode ser estimulado, reprimido, influenciado, resulta, produto das interações dos indivíduos entre si, constituindo-se como parte da ação social dos e sobre os sujeitos, daí a relevância de seu estudo para as Ciências Sociais. Assim apresentou-se a seguinte pergunta: Estratégias de aprendizagem nas organizações, expressas nos programas de qualificação profissional, podem ser geradoras de mudanças nas práticas sociais dos trabalhadores no ambiente profissional? A resposta a essa questão foi obtida num estudo de caso feito em uma indústria eletrônica de destaque em seu setor: a maior fabricante nacional de no-breaks de alta potência para uso corporativo. Enquanto técnica de coletas de dados se utilizou a observação, entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Com o objetivo de analisar as diversas situações encontradas no campo social estudado, do ponto de vista da interação entre as pessoas para troca de informação e aprendizado na solutibilidade de problemas em graus de complexidade diversos, foi criado um modelo teórico chamado modelo dos elos sinérgicos. Esse modelo foi baseado em elementos das retóricas de Philippe Zarifian e Benjamin Bloom. A partir desse modelo foi diagnosticado que a organização estudada possui simultaneamente características tanto de exigência cognitiva dos trabalhadores, quanto de complexidade de problemas a serem resolvidos, de empresas com sistemas de produção tayloristas, fordistas e toyotistas, e que houve sutis mudanças nos últimos 10 anos nas práticas sociais das pessoas devido a processos de qualificação profissional
Abstract: In this research, it searched the understanding of people s movement in their adaptation process to the world of the salaried work, in the electronic industry. The adaptation that presuppose a constant process of reflection about the situation, adjustments of behavior, evaluation of options, analysis of information that usually is understood as the learning process in the organizations. However, this process doesn t establish on natural and free way, but , it can be stimulated, repressed, influenced, it results, product of the individuals interactions between themselves, being constituted as part of the social action of the subjects and about them, then, the relevance of the study, about them, to the Social Science. Then, the following question was presented: can the learning strategies, in the organizations, expressed on the programs of professional qualification, be generator of changes on the social practices of the workers, on the professional environment? The answer to this question was obtained in a case study carried out in an electronic industry, important in its sector: the largest national manufacturer of no-breaks of high potency for corporative use. The observation, the semi-structured interviews and the documental analysis were used as techniques of data collection. With the objective of analyzing the several situations found on the studied social field, from the point of view of the interaction among the people to changing of information and learning in the solution of problems in several degrees of complexity, a theoretical model was created, called model of the synergistic links. This model was based on elements of the rhetorical of Philippe Zarifian and Benjamin Bloom. From this model, it was diagnosed that the studied organization has, simultaneously, characteristics as of cognitive demand of the workers, as of complexity of problems to be solved, from companies with systems of taylorist, fordist and toyotist production and, that subtle changes occurred in the last 10 years, in the social practices of the people, due to Professional qualification processes
Palavras-chave: Qualificação
Práticas sociais
Organização
Aprendizagem no trabalho
Qualification
Work
Social practices
Organization
Industry
On-the-job learning
Trabalho -- Aspectos sociais
Aprendizagem organizacional
Formacao profissional
Industria eletronica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Moreira, Alex. Qualificação e práticas sociais no trabalho assalariado: o aprender em uma indústria no século XXI. 2009. 237 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4138
Data do documento: 22-Out-2009
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