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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41321
Tipo: | Dissertação |
Título: | Audibilidade e consistência de uso do aparelho de amplificação sonora individual: repercussões na percepção de fala e vocabulário |
Autor(es): | Santos, Marina Marques dos |
Primeiro Orientador: | Novaes, Beatriz C A Caiuby |
Resumo: | Introdução: Para quantificar as diferenças individuais no acesso auditivo, refletindo a audibilidade e o uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) em um único valor é utilizado o cálculo da “dosagem auditiva”, indicando que maiores valores de dosagem auditiva, refletem em mais horas de audibilidade. Neste trabalho ampliou-se a relação entre audibilidade e consistência de uso através do conceito de Dosagem Auditiva. Objetivo: verificar a relação entre audibilidade e consistência de uso do AASI e repercussões na percepção de fala e vocabulário em crianças usuárias de aparelho de amplificação sonora individual. Material e Método: Foi retomada a população do estudo de Pereira (2023) e analisado o banco de dados com as informações referentes ao Índices de Inteligibilidade de Fala (SII) para sons de entrada de 65 dBNPS (com e sem AASI) de 29 crianças com perda auditiva neurossensorial usuárias de AASI bilateralmente que tem linguagem oral, o número de uso de horas por dia do dispositivo, média quadritonal, resultado da repetição de palavras com e sem sentido em 65 dBNPS, teste Peabody Picture Vocabulary Test – PPVT. A consistência de uso foi analisada através da medida da dosagem auditiva, que considera média de horas de uso e audibilidade com e sem aparelho. Resultados: o PPVT tem correlação positiva com o SII com aparelho em 65 dBNPS. A média quadritonal tem correlação significativa negativa com o SII nas 2 condições e o mesmo acontece, de uma forma geral, com a média de horas diárias de uso. A dosagem tem correlação positiva significativa com os SII e negativa com a PTA. Conclusão: O vocabulário receptivo tende a crescer com o aumento da dosagem auditiva. A experiência auditiva, envolvendo a audibilidade sem e com aparelho e a consistência de uso diário do dispositivo, deve ser considerada durante todo o processo de reabilitação, pois além de indicar e explicar o acesso aos sons em todas as situações, traz também elementos para orientação aos pais |
Abstract: | Introduction: In order to quantify the differences between individuals in the hearing access, to reflect the audibility and the use of the Personal Sound Amplification Device (PSAD) in a unique value it is utilized the calculus of “hearing dosage”, pointing that bigger values of the hearing dosage reflects in more hours of audibility. In this research it is amplified the relation between audibility and consistency of the usage through the concept of Hearing Dosage. Purpose: verify the relationship between audibility and consistency in the use of PSAD and the repercussions in the perception of the speech and vocabulary in children using personal sound amplification devices. Methods: It was a resumption of the population of Pereira’s (2023) study and analysed the data base containing information about the Speech Inteligibility Index (SII) for input sounds of 65 dBSPL (with or without PSAD) of 29 children with neurosensorial hearing loss and users of PSAD bilaterally with oral language, the number of hours per day of use of the device, four-tone average, results of the repetition of words with or without meaning in 65 dBSPL, Peabody Picture Vocabulary Test – PPVT. The consistency of the use was analysed through measuring the auditory dosage, which takes into account the average of use hours and the audibility with or without the device. Results: the PPVT has a positive correlation with the SII with the device at 65 dBSPL. The fourtone average has a significant negative correlation with the SII in both conditions; and the same happens, in a general sense, with the hours on daily usage. The dosage has a significant positive correlation with the SII and negative with the PTA. Conclusion: The receptive vocabulary tends to grow alongside with the audibility dosage increment. The listening experience, involving the audibility with or without the device and the consistency of the device daily use, must be considered throughout the whole process of the rehabilitation |
Palavras-chave: | Desenvolvimento da linguagem Percepção de fala Inteligibilidade da fala Perda auditiva Criança Language development Speech perception Speech intelligibility Hearing loss Child |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde |
Citação: | Santos, Marina Marques dos. Audibilidade e consistência de uso do aparelho de amplificação sonora individual: repercussões na percepção de fala e vocabulário. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação Humana e Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41321 |
Data do documento: | 21-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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