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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40770| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Formação técnica em radioterapia: o que dizem os profissionais atuantes? |
| Autor(es): | Strasser, Max |
| Primeiro Orientador: | Senger, Maria Helena |
| Resumo: | Em virtude das necessidades de novos serviços na área da Radioterapia, decorrente do aumento de casos oncológicos diagnosticados precocemente, envelhecimento da população mundial e aumento da incidência de câncer, além da constante evolução dos aparelhos e técnicas de tratamento, a formação de profissionais técnicos para trabalharem em tal área é premente. As informações oriundas de egressos de diferentes cursos, hoje atuantes profissionalmente, podem ser úteis para gerar novas propostas no âmbito da educação continuada. O objetivo do presente estudo foi de realizar a prospecção de características essenciais para a formação com qualidade do profissional (técnico ou tecnólogo de radioterapia), na perspectiva estratégica dos profissionais que hoje atuam nesse mercado de trabalho. Realizou-se um estudo transversal, envolvendo um inquérito on line com perguntas para pesquisa de opinião de profissionais já formados e habilitados como técnicos ou tecnólogos em Radioterapia e inseridos nessa atividade laboral. O questionário utilizado consistia de 12 perguntas objetivas de múltipla escolha e quatro questões dissertativas, nas quais os entrevistados poderiam discorrer com mais detalhes sobre alguns pontos abordados nas questões fechadas, referentes a sua formação. Das 59 respostas recebidas, 49 profissionais realizaram algum curso. Trinta e um (64,6%) cursaram aprimoramento/aperfeiçoamento, seguido por especialização (15; 31,2%) e extensão (dois; 4,2%). Um (2,0%) indivíduo assinalou que fez o curso a distância. Trinta e quatro (69,4%) entrevistados não tinham realizado qualquer atividade prática na sua formação. Os dados obtidos pela prospecção de características essenciais para a formação com qualidade do profissional (técnico ou tecnólogo de radioterapia), na perspectiva estratégica dos profissionais que hoje atuam nesse mercado de trabalho enfatizaram a necessidade de uma adequação no oferecimento de cursos para a formação técnica em Radioterapia. Especificamente, a presença de uma equipe reconhecida no meio profissional deve ser somada à garantia da aprendizagem prática, para subsidiar o embasamento educacional significativo. Além disso, a flexibilidade de horários deve ser considerada. Essas informações visam propiciar pilares mais bem estruturados à contemporaneidade do processo de ensino-aprendizagem, considerando as características atuais da sociedade, dos avanços tecnológicos e as demandas dos futuros alunos |
| Abstract: | Training technical professionals for Radiotherapy is essential due to growing demand caused by early cancer diagnoses, global population aging, rising cancer rates, and evolving equipment and techniques. Our objective was to gather insights from graduates of various courses who are now working professionally, based on the principle that one way to assess educational training is by considering the attributes that trained and active professionals deem important in the improvement courses they have taken. A cross-sectional study (approved at the local Research Ethics Committee) was conducted, involving an online survey for the opinion of professionals already qualified as radiotherapy technicians or technologists and engaged in this work. The questionnaire consisted of 12 objective multiple-choice questions and four open-ended questions. Of the 59 received responses, 49 professionals completed some course. Thirty-one (64.6%) pursued improvement/enhancement, followed by specialization (15; 31.2%) and extension (two; 4.2%). Thirty-four (69.4%) respondents had not engaged in any practical activities during their training. As for course weaknesses, respondents cited: inflexible schedule (29; 59.2%), distance from residence (12; 24.5%), low hourly load (four; 8.2%), and other issues (four; 8.2%). The data underscores the need to adjust technical training in Radiotherapy, emphasizing the importance of a recognized professional team, practical learning, flexible schedules, and financial viability. The strategic perspective of radiotherapy technicians currently working in this job market, emphasized the need for an adjustment in the offering of courses. These insights provide more well-structured foundations for contemporary teaching and learning processes, considering current societal characteristics, technological advances, and future student demands |
| Palavras-chave: | Educação Profissional Metodologia ativa de ensino Radioterapia Professional education Active teaching methodology Radiotherapy |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde |
| Citação: | Strasser, Max. Formação técnica em radioterapia: o que dizem os profissionais atuantes?. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40770 |
| Data do documento: | 20-Dez-2023 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde |
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