REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHipolito, Carolina de Alencar Monteiro
dc.contributor.advisor1Werneck, Mariza Martins Furquim
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6327839867290127pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T13:50:07Z-
dc.date.available2023-12-18T13:50:07Z-
dc.date.issued2023-11-26
dc.identifier.citationHipolito, Carolina de Alencar Monteiro. Sensível como resistência: xamanismo yanomami e novas perspectivas de futuro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40708-
dc.description.resumoÉ indubitável que a destruição dos povos indígenas vem assolando a realidade brasileira desde os primórdios do país. Com um passado colonial e, posteriormente, com a intensificação do sistema monetário, a violência contra os povos indígenas e contra as suas concepções de natureza foi se expandindo de forma exponencial. Dando seguimento à iniciação científica que finalizei em 2022, orientada pela Profa. Dra. Mariza Martins Furquim Werneck, com o tema: O lugar dos sonhos no xamanismo yanomami: uma interpretação de A Queda do Céu, o presente trabalho de conclusão de curso visa se reconectar com uma forma diferente de se enxergar o mundo e trazer novas perspectivas de um futuro menos exploratório e individualizado por meio da cosmovisão yanomami e, especificamente, da natureza que nos cerca, de forma mais sensível, usando o aspecto da sensibilidade, do sonho, do xamanismo e do mito como alicerces para transformações sociais e individuais. Ao se compreender o modelo ocidental exploratório, faz-se necessário recuperar uma sabedoria ancestral, neste caso, especificamente a cosmovisão yanomami, tendo como base principal os livros ‘A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami’ e ‘O Espírito da Floresta’, de Davi Kopenawa e Bruce Albert. Para que, com isso, se possa trazer, com urgência, a necessidade de nos reconhecermos enquanto parte integrante da natureza. Há de se retomar a potência dos sonhos – em seu sentido literal e simbólico - e usar, cada vez mais, a sensibilidade e as cosmologias indígenas, voltadas à coletividade e à unicidade, como forma de resistência, pois, citando Ailton Krenak em sua obra Futuro Ancestral: “Se há um futuro a ser cogitado, esse futuro é ancestral.” (KRENAK, 2022, p.11)pt_BR
dc.description.abstractIt is undeniable that the destruction of indigenous people has been plaguing the Brazilian reality since the beginnings of the country. With a colonial past and later, with the intensification of the monetary system, violence against indigenous people and their conceptions of nature has been expanding exponentially. Continuing the scientific research I completed in 2022, under the guidance of Mariza Martins Furquim Werneck, with the theme: The role of Dreams in Yanomami Shamanism: an interpretation of “The Falling Sky”, this present dissertation aims to reconnect with a different way of seeing the world and bring new perspectives of a less exploitative and individualized future, through the yanomami worldview and a gaze towards the world and, specifically, the surrounding nature; in a more sensitive manner, using aspects of sensitivity, dreams, shamanism and myth as foundations for social and individual transformations. In understanding the exploitative western model, it becomes necessary to reclaim ancestral wisdom, in this case specifically the yanomami worldview, primarily based on the books The Falling Sky and The Spirit of the Forest by Davi Kopenawa and Bruce Albert. This is to presente the need to urgently recognize ourselves as integral parts of nature. The potency of dreams – both in their literal and figurative sense – must be regained and increasingly utilize sensitivity and indigenous cosmologies focused on collectivity and uniqueness as forms of resistance, as Ailton Krenak puts it in his work Ancestral Future: “If there is a future to be considered, that future is ancestral.” (KRENAK,2022, p.11)en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSensibilidadept_BR
dc.subjectCosmovisão yanomamipt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectBem-viverpt_BR
dc.subjectSensitivityen_US
dc.subjectYanomami worldviewen_US
dc.subjectIndigenous peopleen_US
dc.subjectBem viver (Well-being)en_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleSensível como resistência: xamanismo yanomami e novas perspectivas de futuropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Finalizado - Carolina Hipolito 14-12_Carolina de Alencar.pdf638,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.