REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
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dc.creatorSilva, Larissa Luísa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6540879177078069pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Amailton Magno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8529033471136042pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T21:44:48Z-
dc.date.available2023-11-09T21:44:48Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.citationSilva, Larissa Luísa da. Entre a demonização de Exu e o Dono do marafo curador de Santíssimo (Rio de Janeiro, 1952-1971). 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39955-
dc.description.resumoO resumo tem o recorte dos anos 1952 a 1971 sobre a demonização do guardião Exu dentro da religião Umbanda. Como contrapelo a esse movimento, teremos o Exu Seu Sete da Lira com seu marafo curador no Estado do Rio de Janeiro, no bairro de Santíssimo. A proposta é analisar o Jornal de Umbanda: Orgão Noticioso e Doutrinário da União Espiritista de Umbanda, juntamente com os trabalhos apresentados ao 1° Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda, a literatura umbandista de Aluízio Fontenelle e sua obra mais famosa: Exu. Dando assim, um material vasto para se pensar nessa demonização. Em uma análise metodológica no periódico e nos seus Diretores Editoriais, é possível levantar os questionamentos do campo do poder, que também estão em diálogos diretos com a História cultural e social. Agora, sobre o as curas feitas por um Exu, teremos pessoas que buscam qualquer tipo de cura – seja ela espiritual ou carnal, e que vão em busca da Umbanda. Seja ela de forma direta ou indiretamente. Essa busca será visada com as manchetes de periódicos da época sobre as curas e o próprio Exu Seu Sete da Lira. De acordo com Alexandre Cumino, pensadores do primeiro congresso negaram a importância do exu na umbanda, juntamente com a obra de Fontenelle, que o demonizou. Mas, Renato Ortiz vai mais além dessa perspectiva, exu seria tudo aquilo que a sociedade republicana brasileira negava, o negro. Exu carrega a ancestralidade negra e a resistência da matriz africana dentro da Religião Umbandista. Exu tem a pele negra e não usa máscara branca do espírito de Dionísio, entretanto, é essa mesma máscara a ser negada pela atual sociedade pós-moderna. Exu cura. Exu é caminho. Exu é vida. Exu apenas Épt_BR
dc.description.abstractThe summary has an excerpt from the years 1952 to 1971 on the demonization of the guardian Exu within the Umbanda religion. Against this movement, we have Exu Seu Sete da Lira with his wonderful curator in the state of Rio de Janeiro, in the Santíssimo neighborhood. The proposal is to analyze the Jornal de Umbanda: Noticioso e Doctrinario da União Espiritista de Umbanda, together with the works presented to the 1st Brazilian Congress of Spiritism of Umbanda, the Umbandist literature of Aluízio Fontenelle and his most famous work: Exu. Thus giving a vast material to think about this demonization. In a methodological analysis of the journal and its Editorial Directors, it is possible to raise questions from the field of power, which are also in direct dialogue with cultural and social history. Now, about the cures made by an Exu, we will have people who seek any kind of cure – be it spiritual or carnal, and who go in search of Umbanda. Be it directly or indirectly. This search will be targeted with the headlines of periodicals of the time about the cures and Exu Seu Sete da Lira himself. According to Alexandre Cumino, thinkers at the first congress denied the importance of exu in umbanda, along with Fontenelle's work that demonized him. But, Renato Ortiz goes beyond this perspective, exu would be everything that Brazilian republican society denied, the black person. Exu carries the black ancestry and resistance of the African matrix within the Umbandist Religion. Exu has black skin and does not wear the white mask of the spirit of Dionysus, however, it is this same mask that is being denied by the current postmodern society. Exu heals. Exu is the way. Exu is life. Exu just ISen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectExupt_BR
dc.subjectDemonizaçãopt_BR
dc.subjectCurapt_BR
dc.subjectHistoryen_US
dc.subjectUmbandaen_US
dc.subjectExuen_US
dc.subjectDemonization and Healingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleEntre a demonização de Exu e o Dono do marafo curador de Santíssimo (Rio de Janeiro, 1952-1971)pt_BR
dc.title.alternativeBetween the demonization of Exu and the owner of the marafo curator of Santíssimo (Rio de Janeiro, 1952-1971)en_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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