REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Tipo: Tese
Título: Exercício profissional e demandas da contemporaneidade
Autor(es): Turra, Neide Catarina
Primeiro Orientador: Rangel, Lucia Helena Vitali
Resumo: Durante a realização da pesquisa desenvolvida para esta Tese, o objetivo foi investigar se uma intervenção no sentido de propiciar aos participantes a apreensão de seus limites e a busca da superação desses limites poderia modificar o perfil profissional na direção esperada. A partir desta questão perseguiu-se a hipótese de que a EAM contribuiria para que os sujeitos mediados se tornassem capazes de superar seus limites na apreensão e na resolução de problemas, frente às demandas da contemporaneidade. Na busca pela resposta à questão investigada, durante o desenvolvimento da metodologia utilizada - Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), baseada nos princípios de Reuven Feuerstein, - foram propostos exercícios do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), resolvidos pelos sujeitos mediados, os quais, neste caso, anuíram, livre e espontaneamente, em participar do processo de mediação. O grupo de participantes da EAM aqui relatada foi formado por profissionais de diversas áreas do conhecimento, funcionários de duas empresas prestadoras de serviços, aqui denominadas A e B . Procedimentos idênticos aos adotados para a resolução dos exercícios do PEI foram aplicados a recortes de filmes e a textos literários, desencadeando debates, que foram gravados para posteriores análises e reflexões, relatadas verbalmente ou redigidas, que resultaram em encaminhamentos práticos nas atividades profissionais dos envolvidos no processo. A mudança nos procedimentos operacionais das empresas, aliada às manifestações expressas pelos sujeitos participantes da EAM, permitiu avaliar os resultados obtidos, atingindo, assim, o objetivo maior desta pesquisa tanto quanto considerá-los resposta afirmativa à questão proposta no início desta Tese. Os resultados alcançados durante a aplicação da EAM, no decorrer da pesquisa que sustenta esta Tese, são uma construção em processo, que sofre, em seu interior, as contradições próprias de um novo fazer humano o qual se insere nesse processo como registro histórico de um determinado grupo que, no mínimo, precisou repensar sua trajetória educacional e profissional em um mundo em constante transformação. Durante a EAM, os critérios de mediação adotados - intencionalidade/reciprocidade, significado e transcendência - possibilitaram flexibilização para a mudança. Esses critérios, vivenciados e transferidos para outros contextos profissionais, potencializaram, nos integrantes do grupo envolvido nesta experiência, o desenvolvimento de linguagens intra-pessoais e interpessoais em direção à modificabilidade desejada
Abstract: During the research developed for this Thesis, the objective was to investigate if an intervention on the sense of providing participants with the apprehension of their limits as well as their seeking for overcoming such limits would be able to modify their professional profile on an expected direction. From this question, a hypothesis was followed that the MLE (Mediated Learning Experience) would contribute for the mediated subjects to become capable of overcoming their limits on problem apprehension and resolution, facing contemporary demands. On the quest for a response to the question investigated, during the development of the methodology employed the Mediated Learning Experience (MLE), based on Reuven Feuerstein principles, - Instrumental Enrichment Program (IEP) exercises were proposed, solved by the mediated subjects, who, on this case, have agreed freely and spontaneously to take part of the mediation process. The group of participants to the MLE herein reported was formed by professionals from various areas of knowledge, employees from two independent contractor companies, hereinafter referred to as A and B . Procedures identical to those adopted to solve IEP exercises were applied to film shortcuts and to literary texts, originating debates that were recorded for further analyses and considerations, reported orally or written, which have resulted in practical guiding on the professional activities of those involved in the process. The change on the operational procedures of the companies, allied to the manifestations expressed by the subjects participating in the MLE, has allowed for an evaluation of the results obtained thus reaching this research main objective as well as to consider them affirmative responses to the question proposed on the beginning of this Thesis. Results obtained on during the application of the MLE, on the development of the research supporting this Thesis, are a construction in process that suffers, on its inside part, contradictions that are peculiar to a new human doing which is inserted into this process as a history register of a defined group that, at the least, had to rethink its educational and professional trajectory on a constantly changing world. During the MLE, the mediation criteria adopted intentionality/reciprocity, meaning, and transcendence have brought flexibility for changes. These criteria, lived and transferred to other professional contexts, empowered each participant from the group involved in this experiment with the development of intra and inter-personal languages towards the desired modifiability
Palavras-chave: Experiência de Aprendizagem Mediada
Intencionalidade/ Reciprocidade
Significado
Transcendência
Modificabilidade
Mediated Learning Experience
Intentionality/Reciprocity
Meaning
Transcendence
Modifiability
Feuerstein, Reuven -- 1921-
Aprendizagem cognitiva
Mediacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Turra, Neide Catarina. Exercício profissional e demandas da contemporaneidade. 2007. 176 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3788
Data do documento: 10-Mai-2007
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