Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37484
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Vivenciando a língua inglesa |
Autor(es): | Puga, Ana Paula |
Primeiro Orientador: | Cunha, Ana Maria Affonso |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigaro que fazer paradespertar o interesse nos alunos por uma língua além dos 50’ de aula, aproveitando assim, todo o espaço escolar. Neste processo de pesquisa e reflexão verificou-se a necessidade de levantar questionamentos sobre a valorização da aquisição de novas culturaspor meio da língua inglesa, bem como a inclusão social e cultural dentro do ambiente escolar. Para tanto, fundamentou-se em alguns teóricosrenomadoscomoLaTaille; Oliveira e Dantas (1992), Franco (2005), Freire (2015), Leffa (2007) entre outros e também nos documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Inglesa (1998)eOrientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006). Ametodologia seguida foi de natureza quantitativa e qualitativa, baseando-se em dados coletados por meio de um questionário aplicado ao grupo de alunos da 3ª série do Ensino Médio e a uma professora de Língua Inglesa, procurando-seconstatar principalmente o interesse dos alunos por essa vivencia da língua inglesa em todo o âmbito escolar. As leituras utilizadas no processo da pesquisa foram surgindo em decorrência danecessidade de entender os níveis de desenvolvimento do aluno, sua motivação para adquirir novos aprendizados, bem como, amelhormaneira de lidar com a interação professor-aluno. Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos demonstraram interesse em participar da pesquisa, e também debuscar soluções para vivenciar a língua inglesa além dos 50’ de aulas, dando sugestões de confecção de cartazese de frases para utilização no dia a dia, contribuindo essa atitude para a autoestima do alunado |
Abstract: | This research aimed to investigate what to do to spark interest in students for a language in addition to the 50 'class, enjoying so all school space. This research process and thought there was a need to raise questions about the valuation of acquisition of new cultures through the English language, as well as social inclusion and cultural within the school environment. Therefore, it was based on some renowned theorists such as La Taille; Oliveira and Dantas (1992), Franco (2005), Freire (2015), Leffa (2007) among others, and also in official documents ParâmetrosCurriculares Nacionais de Língua Inglesa(1998) andOrientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio(2006). The methodology was both quantitative and qualitative nature, based on data collected through a questionnaire administered to a group of students of the 3rd year of high school and an English language teacher, mainly seeking to note the interest of students by that experiences of the English language throughout the school environment. The readings used in the process of research have emerged due to the need to understand the student's level of development, their motivation to acquire new learning, as well as the best way to deal with the teacher-student interaction. The results were satisfactory, as the students showed interest in participating in the research, and also to find solutions to experience the English language in addition to the 50 'lessons, giving suggestions for preparation of posters and phrases to use in everyday life, contributing this attitude to the self-esteem of students |
Palavras-chave: | Motivação Interação Social Reflexão Língua Inglesa Motivation Social interaction Reflection English Language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
Citação: | Puga, Ana Paula. Vivenciando a língua inglesa. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37484 |
Data do documento: | 11-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA PUGA.pdf Restricted Access | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.