Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37463
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Análise da mídia digital duolingo com foco na produção oral da língua inglesa |
Autor(es): | Souza, Carolina de Almeida |
Primeiro Orientador: | Soares, Maria Fachin |
Resumo: | Os avanços tecnológicos trazem para educadores a exigência de um novo olhar para com os programas educacionais, para com as novas formas de ensino e de inclusão social visando uma nova realidade de conhecimento. O ensino de línguas estrangeiras passou a garantir um patamar destacado e de grande preocupação dos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículos do Estado de São Paulo e Lei de Diretrizes e Bases). Esta pesquisa, utilizando de uma metodologia qualitativa, com foco na produção oral da língua inglesa, tem como objetivo analisar atividades pedagógicas de língua inglesa por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), buscando identificar limites e potencialidades da mídia digital Duolingo para o desenvolvimento da produção oral. A análise do aplicativo, teve como parâmetro as necessidades dos alunos da ETEC, verificandose que tal aplicativo atende em partes a essas necessidades. Essa pesquisa baseou-se no PCN (2000) e em critérios para avaliar sites e materiais didáticos como Ramos (2009). Portanto, a pesquisa convida à reflexão de critérios para análise da mídia digital com foco na produção oral da língua inglesa |
Abstract: | Technological advances demand from educators a new looking at their pedagogical practices, the new didactic forms and social inclusion aiming to achieve a new knowledge reality. The teaching of foreign languages has started to guarantee a high level of concern from the official documents (Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículos do Estado de São Paulo e Lei das Diretrizes e Bases). This research, using a qualitative methodology, focused on English oral production, aims to analyze pedagogical activities of English language through Information and Communication Technologies (ICTs). Looking for Duolingo’s limits and potentialities on English oral production activities. The Duolingo analysis, had as parameter the needs of the students of the ETEC, verifying that it partly attends their needs. This research was based on PCN (2000) and on criteria to evaluate sites and didactic materials as Ramos (2009). This research, therefore, is an inviting research for data analysis of digital media focused on the oral production of the English language |
Palavras-chave: | Língua estrangeira moderna Oralidade Duolingo TIC Modern foreign language Orality Duolingo ICTs |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
Citação: | Souza, Carolina de Almeida. Análise da mídia digital duolingo com foco na produção oral da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37463 |
Data do documento: | 15-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAROLINA DE ALMEIDA SOUZA.pdf Restricted Access | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.