Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37322
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Como motivar os alunos do CEL - Centro de Estudo de Línguas - a ler textos em inglês? |
Autor(es): | Jakitas, Leonice Soares |
Primeiro Orientador: | Caltabiano, Maria Aparecida |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é discutir o papel da leitura no ensino de línguas estrangeiras, refletindo sobre procedimentos que possam motivar os alunos do Centro de Línguas a ler textos em inglês. E para atingi-lo, a pesquisadora elaborou uma proposta com a utilização do livro paradidático Sugar and Candy da autora Elizabeth Laird, o qual apresenta temas que fazem parte da realidade de mundo e do cotidiano dos alunos do 1º ano K do Centro de Estudo de Línguas localizado na Zona Leste de São Paulo. Autores como Hutchinson & Waters (1987), Leffa (1996,1999, 2007) e Kleiman (2013) embasam teoricamente a pesquisa. O presente trabalho se caracteriza como pesquisa-ação, tendo como participante focal a professora que desempenhará ações fundamentais em sala de aula, no sentido de motivar seus alunos a ler textos em inglês e fazer relatos sobre os mesmos. A professora trabalhou diferentes estratégias, visando à compreensão de leitura e realizou atividades que foram feitas em duplas. A professora-pesquisadora fez uso de diferentes instrumentos de coleta de dados: anotações das aulas, questionários e relatos dos alunos. Ao analisar os dados concluiu que os participantes da pesquisa se sentiram motivados a ler Sugar and Candy. Assim sendo, acreditamos que os objetivos foram alcançados e foi respondida a pergunta: Como motivar os alunos do CELCentro de Estudo de Línguas a ler textos em inglês? |
Abstract: | The goal of research is to discuss the role of the reading in teaching of foreign language, reflecting about the process that can to motivate the CEL’s students to read English texts. So, to achieve the purposed goal the researcher elaborated a proposal with the book Sugar and Candy by Elizabeth Laird, it talks about known themes that are common on the students’ life in the grade 1st. K at CEL, that is located in East District in São Paulo city. Authors like Hutchinson & Waters (1987), Leffa (1996, 1999, 2007) and Kleiman (2013) make the theoretical background of this research. The present study is characterised by “pesquisa-ação” and the teacher is the focal participant that in the classroom will play fundamental actions to motivate the students to read English texts and to make abstracts about them. The teacher worked with different strategies and the students did reading comprehension activities in pairs. The researcher teacher has used several data collection tools: class notes, questionnaires and students’ abstracts. The teacher analyzed the data and concluded that the research participants felt motivated to read Sugar and Candy. Therefore, we believe that the goals were achieved and the question was answered: How to motivate the CEL’s students to read English texts? |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
Citação: | Jakitas, Leonice Soares. Como motivar os alunos do CEL - Centro de Estudo de Línguas - a ler textos em inglês?. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37322 |
Data do documento: | 31-Jan-2017 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEONICE SOARES JAKITAS.pdf Restricted Access | 637,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.