REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorCosta, Carina Gotardelo Ferro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2337063125759906pt_BR
dc.contributor.advisor1Braghini, Katya Mitsuko Zuquim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346391673249451pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:54:14Z-
dc.date.available2023-07-26T13:54:14Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.identifier.citationCosta, Carina Gotardelo Ferro da. Educando as mãos e o olhar: uma história da disciplina de trabalhos manuais no estado de São Paulo (1925 – 1969). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36240-
dc.description.resumoO estudo das disciplinas escolares, considerando-as como um produto social, é capaz de elucidar questões culturais, ideológicas, éticas, estéticas, sociais e políticas que surgem e se fortalecem no âmbito das organizações escolares. Tendo em vista a questão de sua mutabilidade durante o processo histórico de sua existência, as práticas, a necessidade de materiais e objetivos de uma disciplina nos faz compreender os valores estéticos dominantes, e os desvalorizados, que são registrados em diferentes épocas. O objetivo deste trabalho é analisar a disciplina de Trabalhos Manuais, entre os anos 1925-1969 e a correlação entre Arte e trabalho dentro de seus conteúdos, para compreender o seu ideal estético e o seu corpo de saberes escolarizados no estado de São Paulo. Para tanto, utilizam-se o cruzamento de documentação obtida, visando perceber quais eram os saberes de tal disciplina. Realizou-se uma análise documental de legislações, fotografias, livros didáticos, revistas, periódicos, anuários e relatórios produzidos pela Inspetoria Pública do Estado de São Paulo e outros documentos produzidos no âmbito escolar e que serviram à análise aqui proposta. Para esta pesquisa, foram estudadas as ideias sobre disciplinas escolares pensadas por Bittencourt (2009), Chervel (1990), Souza (2013), Tardif (2014) e Julia (2002) e estética e sensibilidade escolar, considerando os estudos de Pablo Pineau (2014), que apontam para a estética como um movimento de formação que nos dá os indicadores do que olhar e os registros gerais do que se pode considerar como belo, ou não, durante um determinado espaço-tempopt_BR
dc.description.abstractThe study of school subjects, considering them as a social product, is capable of elucidating cultural, ideological, ethical, aesthetic, social and political issues that arise and are strengthened within the scope of school organizations. Bearing in mind the question of its mutability during the historical process of its existence, the practices, the need for materials and objectives of a discipline make us understand the dominant aesthetic values, and the devalued ones, which are registered at different times. The objective of this work is to analyze the discipline of Manual Work, between the years 1925-1969 and the correlation between Art and work within its contents, to understand its aesthetic ideal and its body of schooled knowledge in the state of São Paulo. To do so, we use the crossing of documentation obtained, aiming to understand what the knowledge of that discipline was. A documentary analysis of legislation, photographs, textbooks, magazines, periodicals, yearbooks, and reports produced by the Public Inspectorate of the State of São Paulo and other documents produced in the school environment, which served the analysis proposed here, was carried out. For this research, the ideas about school subjects thought by Bittencourt (2009), Chervel (1990), Souza (2013), Tardif (2014) and Julia (2002) and school aesthetics and sensitivity, considering the studies of Pablo Pineau ( 2014), were studied and point to aesthetics as a formation movement that gives us indicators of what to look at and general records of what can be considered beautiful, or not, during a given space-timeen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhos manuaispt_BR
dc.subjectHistória das disciplinaspt_BR
dc.subjectTécnicaspt_BR
dc.subjectEstética escolarpt_BR
dc.subjectCraftsen_US
dc.subjectHistory of disciplinesen_US
dc.subjectTechniquesen_US
dc.subjectSchool aestheticsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducando as mãos e o olhar: uma história da disciplina de trabalhos manuais no estado de São Paulo (1925 – 1969)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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