REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Tipo: Monografia de Especialização
Título: O pensar crítico, amplo e a mediação do professor no ensino fundamental da escola pública: um desafio
Autor(es): Villalobos, Maria Aparecida Vaz Pereira Arevalo
Primeiro Orientador: Peixoto, Madalena Guasco
Resumo: À constatação da existência de um pensar superficial, pouco analítico e crítico em nossa sociedade e as conseqüências que resultam desse estado de alienação para a construção de uma sociedade mais justa para todos, deu origem a essa pesquisa. Atribui-se principalmente à escola pública a possibilidade de reverter esse quadro, ou seja, poder desenvolver nos alunos um pensar amplo e crítico, como inclusive uma das condições para a melhoria da qualidade de ensino. Assim que neste trabalho apresentamos uma breve contextualização da escola, educação, movimentos e abordagens pedagógicas ao longo do século XX no Brasil, além das importantes teorias psicogenéticas desse século e das teorias com enfoque no pensar crítico sobre a sociedade, esperando também que esse leque de teorias permita ao leitor, como também ao educador, a possibilidade de reflexão sobre a relação de sua própria prática com esse vasto corpo teórico. Optamos nessa pesquisa pela teoria sóciohistórica-cultural de Lev. S. Vygotisky, eminente cientista bielo-russo, por sua perspectiva materialista dialética. O diferencial em sua teoria é o de considerar a aprendizagem precedendo ao desenvolvimento das funções psíquicas superiores, o que permite um destaque à escola e mediação do professor nesse processo. O que se depreende nessa pesquisa é que chegamos ao século XXI com a escola atrelada aos interesses das classes dominantes, no sistema capitalista, com um cenário que não facilita o desenvolvimento de uma educação pública com qualidade para todos; não obstante a luta de classes também se faz presente neste terreno, com a possibilidade objetiva de luta para se conquistar uma educação com qualidade socialmente referenciada. Nessa luta encontra-se também o professor, com a possibilidade de uma ação pedagógica mediadora, desde os primeiros anos escolares até aos mais avançados, da aprendizagem de alunos rumo a um pensar amplo, crítico. Trata-se de mediar a construção de um sujeito epistêmico que poderá contribuir para a transformação de uma sociedade mais justa para todos. Na superação das dificuldades, consiste o desafio
Abstract: La constatación de la existencia de una forma de pensar superficial, poco analítica y crítica en nuestra sociedad y las consecuencias que resultan de ese estado de alienación para la construcción de una sociedad más justa para todos, dio origen a esta investigación. Se atribuye principalmente a la escuela pública la posibilidad de revertir ese cuadro, o sea, poder desarrollar en los alumnos un pensamiento amplio y crítico, incluso como una de las condiciones para mejorar la calidad de la enseñanza. Es así que en esta trabajo presentamos una breve contextualización de la escuela, educación, movimientos y abordajes pedagógicas a lo largo del siglo XX en Brasil, además de las importantes teorías psicogenéticas de este siglo y de las teorías con enfoque en el pensar crítico sobre la sociedad, esperando también que ese abanico de teorías permita al lector, como también al educador, la posibilidad de reflexión sobre la relación de su propia práctica con este vasto cuerpo teórico. Optamos en esta investigación por la teoría sociohistórica-cultural de Lev S. Vygotsky, eminente científico bielo-ruso, por su perspectiva materialista dialéctica. Lo que se diferencia en su teoría es considerar el aprendizaje precedido del desarrollo de esas funciones psíquicas superiores, lo que permite que se destaque la escuela y la mediación del profesor en ese proceso. Lo que se concluye de este estudio es que al llegar al siglo XXI con la escuela vinculada a los intereses de las clases dominantes, dentro del sistema capitalista, con un escenario que no facilita el desarrollo de una educación pública con la calidad para todos; no obstante la lucha de clases también se hace presente en este terreno, con la posibilidad objetiva de lucha para conquistar una educación con calidad socialmente referenciada. En esta lucha se encuentra también el profesor, con la posibilidad de una acción pedagógica mediadora, desde los primeros años escolares hasta los más avanzados, del aprendizaje de los alumnos rumbo a un pensar amplio, crítico. Se trata de mediar la construcción de un sujeto epistémico que podrá contribuir para la transformación de una sociedad más justa para todos. En la superación de las dificultades, consiste el desafío
Palavras-chave: Educação pública com qualidade
Luta de classes
Mediação do professor
Teoria Vygotiskyana
Pensar amplo e crítico
Educación pública de calidad
Lucha de clases
Mediación del profesor
Teoría vygotskyana
Pensar amplio y crítico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
Citação: Villalobos, Maria Aparecida Vaz Pereira Arevalo. O pensar crítico, amplo e a mediação do professor no ensino fundamental da escola pública: um desafio. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35440
Data do documento: 1-Dez-2012
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