REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Irene Ferreira da
dc.contributor.advisor1Nogueira, Andrea Patricia
dc.date.accessioned2023-07-05T19:32:30Z-
dc.date.available2023-07-05T19:32:30Z-
dc.date.issued2015-03-11
dc.identifier.citationSilva, Irene Ferreira da. Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo sobre uma atividade oral aplicada durante as aulas de Inglês por mim ministradas. Para tanto, recorro aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (1998b) e as Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Língua Inglesa (2007) para embasar as discussões teóricas. Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa, apresentando sua abordagem metodológica, o estudo de caso baseando em Yin (2010), Martins (2006), Van Lier (2005) entre outros. Para coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Por meio deste estudo demonstro a importância da aprendizagem da habilidade oral no Ensino Fundamental. Para os participantes da pesquisa proporcionou a interação, o respeito e a confirmação de suas concepções sobre a importância da aprendizagem de uma segunda língua, a língua inglesa, como parte de sua formação como cidadãos em um mundo globalizado. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse meu papel como educadora em uma sociedade em constante mudança, mas também para que eu refletisse sobre minha atuação em sala de aula, visando uma educação de qualidade e sucesso para os meus educandos e para mim como profissional. Reflexões da professora pesquisadora sobre este estudo e as contribuições desta pesquisa para a área de ensinoaprendizagem de língua estrangeira estão contidas nas considerações finais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidade oralpt_BR
dc.subjectProdução oralpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titlePercepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglêspt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRENE FERREIRA DA SILVA.pdf837,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.