REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAdamo, Andréa
dc.contributor.advisor1Caramella, Elaine
dc.date.accessioned2023-07-05T19:18:26Z-
dc.date.available2023-07-05T19:18:26Z-
dc.date.issued2018-09-28
dc.identifier.citationAdamo, Andréa. A pintura rupestre e o graffiti. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33344-
dc.description.resumoA presente pesquisa se direciona a traçar um paralelo entre a Pintura Rupestre e o Grafite, analisando suas relações de semelhanças e diferenças.Na medida em que a primeira ficava nas cavernas e hoje em sítios arqueológicos e o grafite “invade” a cidade e requalifica o espaço urbano dos grandes centros, gerando intervenções, diálogos e provocações na cidade. A arte rupestre como o mais antigo tipo de arte da história surge de uma cultura tribal e oral em que o homem constrói a história visualmente e onde a arte tem um valor de magia e sacralidade ritual. Em contraponto o grafite surge numa cultura urbana composta de artistas que utilizam os espaços públicos, fazendo o registro de cenas muitas vezes do cotidiano e outras do imaginário, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. A partir do estudo e análise de seus contextos históricos e a caracterização de ambas as culturas, relacionando registros de ações da cultura tribal à das tribos urbanas atuais e mostrando suas diferenças e significados, encaminharemos nossas reflexões sobre as relações automáticas de causa e consequência colocadas pelo historicismopt_BR
dc.description.abstractThe scope of this research is to draw a parallel between ancient Rock Painting and Graffiti, analyzing its similarities and differences. The analysis takes into account the fact that first ancient paintings were carried out in caves (and/or today in archaeological sites) whereas the graphite "takes over" city's landscapes and recharacterizes the urban areas of big centers, generating interventions, dialogues and provocations in the city. Rock art as the oldest type of art in history comes from a tribal and oral culture in which man builds history visually and where art has a magic value and ritual sacredness. In contrast, graffiti appears in an urban culture composed of artists who use public spaces, recording scenes often from everyday life and others from the imaginary, creating an intentional language to intervene in the city. Based on the study and analysis of their historical contexts and the characterization of both cultures (by means of records' gathering from tribal cultures' age to those of the current urban tribes as well as an outline of their differences and meanings) the following are considerations on the default relations of cause and consequence posed by historicismen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Arte: Crítica e Curadoriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrafitept_BR
dc.subjectPintura rupestrept_BR
dc.subjectTribos urbanaspt_BR
dc.subjectCultura tribalpt_BR
dc.subjectGraffitien_US
dc.subjectRock paintingen_US
dc.subjectUrban tribesen_US
dc.subjectTribal cultureen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.titleA pintura rupestre e o graffitipt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andréa Adamo.pdf4,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.