REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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dc.creatorSaisi, Katia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753559E2por
dc.contributor.advisor1Chaia, Vera Lúcia Michalany-
dc.date.accessioned2016-04-26T14:53:01Z-
dc.date.available2011-06-10-
dc.date.issued2011-05-20-
dc.identifier.citationSaisi, Katia. Campanhas presidenciais na América Latina: convergências e divergências no discurso midiático. 2011. 389 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/3291-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo discutir as relações entre comunicação e política no atual contexto da América Latina. Para tanto, foram investigados o movimento de sentidos das mensagens dos e sobre os candidatos à Presidência da República em três países latinoamericanos: Brasil (2010), Venezuela (2006) e Chile (2009/2010). Com base no material de propaganda televisiva e na cobertura jornalística dos principais veículos impressos desses países, buscou-se verificar o papel dos meios de comunicação como mediadores do discurso político, bem como os mitos políticos recorrentes nas campanhas presidenciais. Para dar conta das complexas realidades latino-americanas, a perspectiva adotada foi a comparativa, de modo a se apreender tanto a heterogeneidade interna como sua homogeneidade externa. Os resultados apontam tanto para convergências como para divergências, indicando um cenário em transformação, em que a participação popular se coloca como um valor em ascensãopor
dc.description.abstractThis work aimed at discussing the relations between communication and politics in the current context of Latin America. For such purpose, we investigated the meanings movement of messages from and about the candidates to the Presidency of the Republic in three Latin American countries: Brazil (2010), Venezuela (2006), and Chile (2009/2010). Based on the television propaganda material and on the journalistic cover of the main printed vehicles in those countries, we tried to check the role of communication media as political discourse mediators, as well as the recurring political myths in presidential campaigns. To account for the complex Latin American realities, the adopted perspective was the comparative one, in order to understand both the internal heterogeneity and is external homogeneity. The results suggest both convergences and divergences, indicating a scenario in transformation, in which popular participation is placed as a growing valueeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/11876/Katia%20Saisi.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação e políticapor
dc.subjectCampanhas presidenciaispor
dc.subjectCobertura jornalísticapor
dc.subjectPropaganda eleitoralpor
dc.subjectEleições latino-americanaspor
dc.subjectCommunication and politicseng
dc.subjectPresidential campaignseng
dc.subjectJournalistic covereng
dc.subjectElectoral propagandaeng
dc.subjectLatin American electionseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleCampanhas presidenciais na América Latina: convergências e divergências no discurso midiáticopor
dc.typeTesepor
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