Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31099
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Avaliação da influência de uma experiência em ead nas práticas pedagógicas de professores do ensino técnico profissionalizante |
Autor(es): | Matos, Janara de Camargo |
Primeiro Orientador: | Palácio, Patrícia Passos Gonçalves |
Resumo: | As mudanças sociais ocorrem em ritmo acelerado, sendo especialmente visíveis no espantoso avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e provocando, mudanças tão profundas, ou pelo menos desequilíbrios estruturais, em todas as esferas da sociedade, criando novas visões de mundo e novas formas de aquisição de conhecimentos. A integração das tecnologias à educação já não é uma opção, elas já estão no mundo, invadindo nosso cotidiano, transformando todas as dimensões da vida social e econômica, e cabe ao campo da educação explorar as potencialidades pedagógicas da melhor maneira possível. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, banda larga e uma infinidade de aparatos da modernidade provoca reações variadas. Este trabalho teve como objetivo principal verificar o nível de influência do curso de pós-graduação lato sensu “Formação de Orientadores da Aprendizagem para a Educação a Distância” nas práticas pedagógicas de professores do ensino técnico profissionalizante do Centro Paula Souza. A metodologia aplicada foram o levantamento bibliográfico sobre o tema para embasar o referencial teórico, e a pesquisa de campo realizada na forma de um questionário aplicado ao público-alvo via on-line. Os resultados obtidos demonstraram que o curso influenciou positivamente as práticas pedagógicas. Ocorreu um aumento da utilização da tecnologia no cotidiano pedagógico dos professores entrevistados. Este aumento foi mais significativo em determinadas mídias e TIC, como podcast, blogs, wikis e redes sociais. O trabalho ainda discutiu, com base na literatura científica, alguns dos possíveis motivos relacionados à resistência quanto a utilização das TIC pelos professores, sendo claro que tais motivos formam um conjunto complexo de fatores interrelacionados, o qual necessita do aprofundamento nas reflexões e discussões para um melhor entendimento do fenômeno |
Abstract: | The social changes occurring at a rapid pace and is especially visible in the dramatic advancement of information technology and communication, and causing, deep changes, or at least structural imbalances in all spheres of society, creating new worldviews and new ways of acquiring knowledge. The integration of technology to education is no longer an option, they are already in the world, invading our daily lives, transforming all aspects of social and economic life, and it is up to the field of education explore the pedagogical potential of the best possible way. Among teachers, the spread of computers, internet, cell phones, digital cameras, email, broadband and many available devices of modernity causes mixed reactions. This work had as main objective to verify the level of influence the course of postgraduation "Formação de Orientadores da Aprendizagem para a Educação a Distância” (Guiding Learning Training for Distance Education) in the pedagogical practices of teachers of technical education that work for Centro Paula Souza. The methodology applied was the study of literature about the topic and field research conducted in the form of a questionnaire administered to the target audience via online. The results showed that the course positively influenced teaching practices. There was an increased use of technology in everyday teaching of the teachers interviewed. This increase was more significant in media and technologies, as podcast, blogs, wikis and social networks. This work also discussed, based on scientific literature, some of the possible reasons related to resistance to the use of technologies by teachers, it is clear that these reasons are a complex set of interrelated factors, which need further discussions and reflections for a better understanding of the phenomenon |
Palavras-chave: | Tecnologia na educação Professores e tecnologia Ensino técnico Technology in education Teachers and technology Technical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD |
Citação: | Matos, Janara de Camargo. Avaliação da influência de uma experiência em ead nas práticas pedagógicas de professores do ensino técnico profissionalizante. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31099 |
Data do documento: | 11-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JANARA DE CAMARGO MATOS.pdf | 557,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.