Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31023
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Denivaldo Matos Moreira Almeida e | - |
dc.contributor.advisor1 | Scarpato, Marta Thiago | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T22:37:46Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T22:37:46Z | - |
dc.date.issued | 2010-06-30 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Denivaldo Matos Moreira Almeida e. Clima escolar: desafios da gestão e liderança nos estabelecimentos de ensino. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31023 | - |
dc.description.resumo | A monografia procura estabelecer relações entre a gestão e o clima escolar nos estabelecimentos de ensino. Pretende analisar e demonstrar, através de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e vivência docente, em que medida o clima escolar e a gestão influenciam na incidência da violência na escola. Reflete sobre a gestão burocrática clássica de condutas autoritárias com prática centralizadora em contrapartida à gestão descentralizada, cooperativa, liderança compartilhada: gestão democrática. Descreve os desafios da gestão e da liderança compartilhada, traçando um paralelo entre gestão escolar e violência na escola, relaciona os conceitos de alguns autores, suas distorções e pontos em comum. Demonstra que o estabelecimento escolar flui conforme o perfil de seu gestor: centralizador ou descentralizador, de liderança negociada ou de liderança autoritária, de poder absoluto ou colegiado com contra poderes; delineando o papel da gestão escolar no enfrentamento das violências sociais que perpassam os muros da escola através de incivilidades nos entornos e nos espaços dos estabelecimentos de ensino. Aborda o estresse que assola os atores escolares cotidianamente. Faz uma propositura: gestor como fiel da balança nas relações entre violência e clima escolar. Discorre sobre a importância da afetividade nessas relações: gestão escolar e violência; aponta para o dilema de como lidar com a grande dificuldade para que se estabeleça um clima propício entre gestão, ambiente escolar e a violência na sala de aula, estabelecendo relações mais afetivas nesse espaço | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Magistério do Ensino Superior | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Clima escolar | pt_BR |
dc.subject | Estabelecimento de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Clima escolar: desafios da gestão e liderança nos estabelecimentos de ensino | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DENIVALDO MATOS MOREIRA ALMEIDA E SILVA.pdf | 397,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.