REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Denivaldo Matos Moreira Almeida e-
dc.contributor.advisor1Scarpato, Marta Thiago-
dc.date.accessioned2023-02-28T22:37:46Z-
dc.date.available2023-02-28T22:37:46Z-
dc.date.issued2010-06-30-
dc.identifier.citationSilva, Denivaldo Matos Moreira Almeida e. Clima escolar: desafios da gestão e liderança nos estabelecimentos de ensino. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Magistério do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31023-
dc.description.resumoA monografia procura estabelecer relações entre a gestão e o clima escolar nos estabelecimentos de ensino. Pretende analisar e demonstrar, através de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e vivência docente, em que medida o clima escolar e a gestão influenciam na incidência da violência na escola. Reflete sobre a gestão burocrática clássica de condutas autoritárias com prática centralizadora em contrapartida à gestão descentralizada, cooperativa, liderança compartilhada: gestão democrática. Descreve os desafios da gestão e da liderança compartilhada, traçando um paralelo entre gestão escolar e violência na escola, relaciona os conceitos de alguns autores, suas distorções e pontos em comum. Demonstra que o estabelecimento escolar flui conforme o perfil de seu gestor: centralizador ou descentralizador, de liderança negociada ou de liderança autoritária, de poder absoluto ou colegiado com contra poderes; delineando o papel da gestão escolar no enfrentamento das violências sociais que perpassam os muros da escola através de incivilidades nos entornos e nos espaços dos estabelecimentos de ensino. Aborda o estresse que assola os atores escolares cotidianamente. Faz uma propositura: gestor como fiel da balança nas relações entre violência e clima escolar. Discorre sobre a importância da afetividade nessas relações: gestão escolar e violência; aponta para o dilema de como lidar com a grande dificuldade para que se estabeleça um clima propício entre gestão, ambiente escolar e a violência na sala de aula, estabelecendo relações mais afetivas nesse espaçopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Magistério do Ensino Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClima escolarpt_BR
dc.subjectEstabelecimento de Ensinopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleClima escolar: desafios da gestão e liderança nos estabelecimentos de ensinopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENIVALDO MATOS MOREIRA ALMEIDA E SILVA.pdf397,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.