Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Fernanda Cunácia da | - |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Luísa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T11:39:09Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T11:39:09Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Rocha, Fernanda Cunácia da. Brincando de brincar: a importância do lúdico, caracterizado pelo trabalho de palhaços doutores, no auxílio ao tratamento de crianças hospitalizadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30744 | - |
dc.description.resumo | Atualmente, muitos estudos são dedicados à compreensão do lúdico e das brincadeiras, como fatores fundamentais ao desenvolvimento humano. Quando abordados dentro do contexto hospitalar, ganham a função de instrumento terapêutico, na medida em que auxiliam na revelação de sentimentos e pensamentos através de comportamentos expressos, bem como na elaboração de uma nova vivência. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do lúdico, representado pelo trabalho de palhaços doutores, no auxílio ao tratamento de crianças hospitalizadas. Para isso, a pesquisa foi embasada pelo método do Processamento Simbólico Arquetípico, à luz da Psicologia Analítica. Por meio de observações acerca da atuação do grupo de palhaços “Operação Arco-Íris” no contexto hospitalar, através de desenhos com crianças internadas e também, a partir de entrevistas semidirigidas com os familiares, um integrante da equipe de psicologia e dois palhaços membros do grupo participante, foi possível verificar consequências bastante positivas advindas do trabalho do clown em uma instituição de saúde. Sensações de alegria, alívio e próatividade foram detectadas tanto pelas crianças, quanto pelos seus familiares e profissionais atuantes no contexto hospitalar | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently, many studies are devoted to understanding the ludic and play, as key factors to human development. When approached in the hospital context, they gain function as therapeutic instrument, insofar as they aid in the development of feelings and thoughts through expressed behaviors, as well as in the drafting of a new experience. Facing this context, this paper aims to examine the importance of the ludic, represented by the work of clowns doctors, in the aid of the treatment of hospitalized children. For this, the research was based in the method of Processing Symbolic Archetypical in the light of Analytical Psychology. Through observations on the performance of the groups of clowns “Rainbow Operation” in the hospital context, through drawings with hospitalized children and also, from semi-structured interviews with family members, a member of the psychology team and two clowns members of the participant group, it was possible to verify very positive consequences arising from the work of the clown in a health institution. Feelings of joy and relief and proactivity were detected both by children and their families as well as professionals working in the hospital context | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | O brincar no contexto de hospitalização | pt_BR |
dc.subject | Crianças hospitalizadas | pt_BR |
dc.subject | Familiares | pt_BR |
dc.subject | Equipe de psicologia | pt_BR |
dc.subject | Grupos de palhaços doutores | pt_BR |
dc.subject | Psicologia analítica | pt_BR |
dc.subject | Playing in the hospital context | en_US |
dc.subject | Hospitalized children | en_US |
dc.subject | Families | en_US |
dc.subject | Psychology team | en_US |
dc.subject | Groups of clowns doctors | en_US |
dc.subject | Analytical Psychology | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Brincando de brincar: a importância do lúdico, caracterizado pelo trabalho de palhaços doutores, no auxílio ao tratamento de crianças hospitalizadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda Cunácia da Rocha - TCC.pdf Restricted Access | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.