REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30647
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Canto lírico e fonoaudiologia: a visão de uma professora de canto
Autor(es): Cheng, Thatiana
Primeiro Orientador: Gayotto, Lucia Helena
Resumo: Introdução: a voz humana é a única capaz de unir o texto à música, no entanto, a capacidade de emocionar o ouvinte está sujeita à sensibilidade e a musicalidade do intérprete, principalmente na maneira na qual este direciona a música à platéia. A arte do canto pode ser melhor explorada com o auxílio da Fonoaudiologia, com a finalidade de aproximar mais essa ciência com a música erudita brasileira, especialmente afravés da técnica vocal lírica para que cantores e fonoaudiólogos se beneficiem afravés deste. Objetivo: verificar a influência da escola lírica italiana no ensinamento de uma professora de canto da cidade de São Paulo, investigando como essa professora beneficia-se dessa linha de canto e quais os ajustes do tato vocal mais comuns à sua técnica.Método: o método utilizado foi entrevista semi-dirigida com uma professora de canto . A escolha da professora se deu pela sua vasta experiência na área, com 35 anos de atuação profissional, e pelo fato de possuir experiência como professora e como cantora. Conclusão: a entrevista da professora de canto "internacionalização" e das escolas de canto e a subjetividade entram em destaque nesse trabalho, uma vez que cada país tem muito a contribuir para o canto lírico. Quanto a subjetividade, o ensino para cada aluno ocorre de maneira específica, pois é necessário transmitir o que é mais adequado ao aluno, independente da denominação da técnica. A maneira de ensinar pode variar de indivíduo para indivíduo, pois o mais importante é o resultado a ser adquirido pelo mesmo, que é cantar bem.
Palavras-chave: Canto
Expressão vocal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Cheng, Thatiana. Canto lírico e fonoaudiologia: a visão de uma professora de canto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30647
Data do documento: 1-Dez-2005
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THATIANA CHENG - TCC.pdf
  Restricted Access
487,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.