REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30624
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A fala em questão na afasia: sobre “perda” e “erro”
Autor(es): Santos, Diana Silva dos
Primeiro Orientador: Fonseca, Suzana Carielo da
Resumo: Entende-se que afasia é, por definição, a perda ou perturbação da linguagem causada por lesão cerebral (BENSON & ARDILA,1996). Note-se que esse quadro sintomático é configurado por um distúrbio de natureza dupla: orgânica e lingüística. Este trabalho coloca em discussão a afasia enquanto um problema de linguagem e, conseqüentemente problematiza as noções de “perda” e “perturbação” que comparecem nas definições tradicionais desse acontecimento patológico. O termo “perturbação” pode abrigar, no campo das patologias da linguagem, a noção vaga de “erro”. Isso porque, em muitos trabalhos fonoaudiológicos, encontramos implícita ou explicitamente que a fala sintomática se configura como uma fala “errática” no sentido de que ela se manifesta como um “desvio” de um padrão tomado como normal. Frente a isso, este trabalho procura distinguir “erro” de “sintoma”, e explorar o uso dos termos “perda” e “erro” nas definições correntes da afasia e, conseqüentemente, seu desdobramento na configuração de propostas com finalidades terapêuticas. Como o uso dos termos, referidos acima, não se desvincula da hipótese de que a afasia comporta regressão a uma condição infantil Jakobson (1954), entendi que seria importante verticalizar a leitura na área de aquisição de linguagem para confrontar o modo como o erro comparece aí e na Afasiologia Fonoaudiológica. É necessário destacar que o foco da minha investigação esta voltado como se vê, de um lado para a relação entre teoria e prática clínica no âmbito Fonoaudiologia e, de outro, para o modo de relação entre campos disciplinares que fazem da linguagem e da fala – um problema teórico
Palavras-chave: Afasia
Reabilitação dos transtornos da fala e da linguagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Santos, Diana Silva dos. A fala em questão na afasia: sobre “perda” e “erro”. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30624
Data do documento: 1-Dez-2005
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIANA SILVA DOS SANTOS - TCC.pdf
  Restricted Access
307,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.