REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30581
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Banco de falas teatrais a partir de dinâmicas vocais: forte, suave, rápida e lenta
Autor(es): Andrade, Daniely Borges de
Ferreira, Thaís Maíra Somma
Primeiro Orientador: Gayotto, Lucia Helena
Resumo: INTRODUÇÃO: No teatro, uma voz mal colocada compromete a atuação e pode prejudicar um personagem. Pensando nas dificuldades que o ator encontra para produzir uma voz que passe veracidade a seu público e crendo que a repetição e o estudo de textos é um bom caminho para conquistar uma voz para uma personagem, resolvemos produzir uma ferramenta para melhorar os recursos vocais dos atores e profissionais que trabalham com a preparação vocal. OBJETIVO A partir de sugestões colhidas em entrevistas com dois diretores e, por meio da análise de cenas, das características dos personagens e das rubricas, criar um banco de falas teatrais que permita o exercício de quatro dinâmicas vocais (forte, suave, rápido e lento) freqüentemente usadas em cena, relativas aos elementos “energia” e “tempo”. MÉTODOS: Dividimos nosso trabalho em duas etapas: a primeira, uma entrevista com dois diretores de teatro; a segunda, um estudo de textos teatrais, a partir das sugestões colhidas nas entrevistas. Para construir o banco de falas, selecionamos quatro dinâmicas vocais referentes aos elementos energia (suave e forte) e tempo (rápido e lento) segundo adaptação de Gayotto (2005) para Laban (1978) RESULTADOS: Foram lidas três peças de teatro indicadas por dois diretores. As peças foram: Otelo, Romeu e Julieta (William Shakespeare) e Álbum de Família (Nelson Rodrigues). Personagens com a voz suave: Julieta (Romeu e Julieta) e Edmundo (Álbum de Família). Personagens com a voz forte: Otelo (Otelo) e Jonas (Álbum de Família). Personagens com a voz lenta: Frei Lourenço (Romeu e Julieta) e Glória (Álbum de Família). Personagens com a voz rápida: Iago (Otelo) e Tia Rute (Álbum de Família). CONCLUSÃO: Criar um banco de falas implica fornecer para o ator e para o preparador vocal todo um embasamento descritivo das características dos personagens e suas intenções na cena. Nesse sentido, o banco de falas se torna um facilitador para o desenvolvimento de dinâmicas vocais que encaminharão um trabalho técnico e criativo com o ator
Palavras-chave: Voz
Teatro
Fonoaudiologia
Dinâmicas vocais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Andrade, Daniely Borges de; Ferreira, Thaís Maíra Somma. Banco de falas teatrais a partir de dinâmicas vocais: forte, suave, rápida e lenta. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30581
Data do documento: 1-Dez-2006
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniely Borges Andrade, Thaís Maíra Somma Ferreira - TCC.pdf
  Restricted Access
191,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.