REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarmo, Roseli Cristina Campos do-
dc.contributor.advisor1Palladino, Ruth Ramalho Ruivo-
dc.date.accessioned2022-12-13T11:37:15Z-
dc.date.available2022-12-13T11:37:15Z-
dc.date.issued2008-12-01-
dc.identifier.citationCarmo, Roseli Cristina Campos do. Aplicação de um protocolo para o levantamento de indicadores de risco: comentários iniciais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30516-
dc.description.resumoA Fonoaudiologia passa a ser incluída nos serviços públicos de saúde nos anos 80, época em que a Medicina centraliza todas as ações dessa natureza. Essa inserção, no início muito discreta, vai, mais e mais, se ampliando, sendo que nos anos 90 já começam a surgir os efeitos desta nova e inovadora empreitada, como, por exemplo, os diferentes trabalhos que analisam tais práticas fonoaudiológicas, indicando ajustes e propondo mudanças. Porém, a partir da perspectiva instaurada pelas novas políticas públicas de saúde é paulatinamente operada uma restrição, a de tratar apenas os agravos fonoaudiológicos, em que o trabalho é realizado com doenças já instaladas, e é apresentada a necessidade de uma expansão das ações, rumo a práticas coletivas preventivas. Desde então, a Fonoaudiologia vai derivando sua reflexão e a atualiza na medida em que se aproxima de um conceito de saúde representado na melhoria da qualidade de vida do homem e de seu ambiente (Medeiros, Maciel e Mottata,2005:198) Os indicadores de risco é um procedimento de ação de promoção que tratam de rastrear indícios ou particularidades dos processos de desenvolvimento. Os indicadores são instrumentos de observação para identificação indicial de circunstancia que podem colocar em risco um determinado processo e assim buscam re-orientar estes indícios objetivando uma melhor qualidade. Procedimentos como este podem (e devem) ser utilizados por diferentes usuários, sendo a única condição o preparo que a tarefa exige. Além disto, seu uso não implica uma situação específica, o que alarga a sua viabilização. Mas, duas são as restrições principalmente: uma se liga ao material a ser observado e a outra, ao modo pelo qual se vai tratar o observado. Mais ainda, após análise do observado, se houver um conjunto de indícios importante, ações específicas devem ser sugeridas. Ou seja, não basta apontar riscos, é preciso esvaziá-los em sua potência. O presente trabalho pretende exatamente aplicar este procedimento num grupoclasse, objetivando o levantamento de indícios relativos ao desenvolvimento da comunicação destas crianças para verificação da existência ou não de riscos. OBJETIVO GERAL: aplicar um instrumento de observação para a identificação de indicadores de riscos para o desenvolvimento da comunicação de um grupo de crianças pequenas. A. Aplicar de um protocolo de levantamento de indicadores de risco fonoaudiologico que focam três pontos corpo da criança, olhar/ouvir e o comer. B. Identificar condutas que possam indiciar risco fonoaudiológicos, de acordo com o protocolo proposto. C. Analisar o conjunto de indícios para determinação da situação de cada criança: MÉTODOS: Foi aplicado um protocolo de levantamento de indicadores de risco fonoaudiológico,(referência bibliográfica) que foca três pontos: 1-corpo da criança, 2- olhar/ouvir e 3- comer/falar, que são considerados pontos, potencialmente, originários de indícios de problemas de linguagem 3 Resultado: A criança (1) apresentou dois sinais do protocolo: olhares distraídos, fala muito baixa. A criança (2) apresentou três sinais do protocolo: fala muito alta, hiperatividade e disfonia. A criança (3) apresentou um sinal do protocolo: hiperatividade. Durante a observação, essa criança apresentou um sinal que não é apontado no protocolo o qual foi classificado como Dados de Observação Livre, que é a dificuldade de entendimento das tarefas dadas em sala de aula. As crianças (4) e (5) apresentaram o sinal de deglutição atípica. Conclusão: Diante dos resultados obtidos na pesquisa, concluiu-se que cinco das crianças que foram observadas, apresentaram sinais de alterações mediante o protocolo de levantamento risco. Com base na bibliografia estudada neste trabalho, aos seis anos de idade as habilidades (sintática, semântica e pragmática) , que são necessárias para o desenvolvimento da comunicação estão completas. Nas crianças com idade inferior a seis anos por exemplo três/quatro anos esses sinais apareceriam com mais freqüência, pois estas estão em processo do desenvolvimento da comunicaçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectIndicadores de risco fonoaudiológicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titleAplicação de um protocolo para o levantamento de indicadores de risco: comentários iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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