REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: A educação musical como prática educativa emancipatória: uma análise da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio
Autor(es): Dias, José Sérgio
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: A presente pesquisa analisou a proposta da linguagem artística Música no componente curricular Arte, expresso na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM), tomando como crivo crítico a pedagogia freireana - que tem no horizonte a humanização e a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária. Paulo Freire, patrono da educação brasileira, é a referência desta pesquisa. Com abordagem qualitativa, adotamos como procedimentos de investigação a pesquisa bibliográfica e documental, bem como a realização de entrevista semiestruturada. Para responder à questão: Como construir práticas de ensino musical emancipatórias apesar da prescrição expressa na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio de um paradigma neotecnicista?, além da análise de documentos, foi apresentado um caso ilustrativo que demonstrou uma prática de educação musical numa escola da rede pública estadual de ensino da cidade de São Paulo. Buscou-se compreender como essa experiência contribuiu para uma educação humanizadora com base nas categorias: diálogo, autonomia e criatividade, conceitos presentes na pedagogia de Paulo Freire, apontando possíveis caminhos para a reorientação de práticas de educação musical nesta etapa da educação básica. Os resultados obtidos demonstraram que a contribuição da música, pautada no diálogo e na valorização da autonomia do educando, auxiliou o desenvolvimento crítico dos estudantes, suscitando neles uma forma ativa, consciente e sensível de estar no mundo. Esta dissertação demonstra a necessidade da arte musical como elemento indispensável para a construção de uma educação emancipatória, comprometida com a transformação do ser humano
Abstract: This research analyzed the proposal of the artistic language Music in the curricular component Art as described in the Brazilian Common Core Standards for High School. The analysis was carried out from a critical perspective based on the Freirean pedagogy, which has as its goal the humanization and the construction of a fairer, democratic and solidary society. Paulo Freire, patron of Brazilian education, is the reference for this research. With a qualitative approach, we adopted bibliographic and documentary research as well as semi-structured interviews. In order to answer the question: How to build emancipatory music teaching practices despite the prescriptive orientation and neotechnicist perspective of the Brazilian Common Core Standards for High School?, in addition to the document analysis, we presented an illustrative case which demonstrated a musical education practice taken place in a public school in the city of São Paulo. We sought to understand how this experience contributed to a humanizing education based on the categories: dialogue, autonomy and creativity, concepts present in Paulo Freire's pedagogy, pointing out possible ways for the reorientation of musical education practices at this level of basic education. The results showed that the contribution of music based on dialogue and the appreciation of the student's autonomy helped students' critical development, providing them with an active, conscious and sensitive experience in the world. This dissertation demonstrates the need for musical art as an indispensable element for the construction of an emancipatory education, committed to the transformation of the human being
Palavras-chave: Educação musical
Base Nacional Comum Curricular
Paulo Freire
Práticas de ensino musical
Ensino Médio
Musical education
Brazilian Common Core Standards for High School
Paulo Freire
Music teaching practices
High School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Dias, José Sérgio. A educação musical como prática educativa emancipatória: uma análise da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30244
Data do documento: 30-Set-2022
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