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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29614
Tipo: | Tese |
Título: | Crise e criação: interações entre as artes do corpo e o audiovisual na experimentação contemporânea |
Autor(es): | Dias, Wagner Miranda |
Primeiro Orientador: | Salles, Cecilia Almeida |
Resumo: | Esta tese investiga as relações entre crise e criação, observando os procedimentos e processos artísticos como ações de resistência às crises. Para isso, se aprofunda, especificamente, nos vínculos entre as artes do corpo e o audiovisual. As experiências de hibridização entre as artes do corpo e o audiovisual se dão desde o século XIX, no entanto, esses trânsitos se acirram nos últimos anos devido a fatores como o desenvolvimento e o barateamento das tecnologias digitais, que propiciam facilidades de difusão para os artistas e de acesso para o espectador, gerando uma efervescente área de interação. A crise instalada no contexto pandêmico aumentou flagrantemente essas interações e, para colocá-las em perspectiva nesse estudo, foi necessário abordar alguns trajetos de criação (coletivos e individuais) que se dão antes e depois da pandemia. A fundamentação teórica se estrutura a partir da teoria crítica dos processos de criação de Cecilia Almeida Salles.. O referencial teórico propõe diálogos com Edgard Morin, David Harvey, Michel Serres, Zigmunt Bauman, Lucia Santaella, Arlindo Machado, Jacques Rancière, Flavio Degranges, Béatrice Picon-Vallin, Christine Greiner, Lúcia Leão e Vincent Colapietro, entre outros |
Abstract: | This thesis investigates the relationship between crisis and creation, observing artistic procedures and processes as actions of resistance to crises. For this, it delves, specifically, into the links between body arts and audiovisual. The experiences of hybridization between body arts and audiovisual have been taking place since the 19th century, however, these transits have intensified in recent years due to factors such as the development and cheapening of digital technologies, which provide diffusion facilities for artists and access for the spectator, generating an effervescent area of interaction. The crisis installed in the pandemic context blatantly increased these interactions and, in order to put them into perspective in this study, it was necessary to address some creative paths (collective and individual) that took place before and after the pandemic. The theoretical foundation is structured from the critical theory of creative processes by Cecilia Almeida Salles. The theoretical framework proposes dialogues with Edgard Morin, David Harvey, Michel Serres, Zigmunt Bauman, Lucia Santaella, Arlindo Machado, Jacques Rancière, Flavio Degranges, Béatrice Picon-Vallin, Christine Greiner, Lúcia Leão and Vincent Colapietro, among others |
Palavras-chave: | Processos de criação Artes do corpo Audiovisual Comunicação Crise Creative processes Body Arts Audiovisual Communication Crisis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Dias, Wagner Miranda. Crise e criação: interações entre as artes do corpo e o audiovisual na experimentação contemporânea. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29614 |
Data do documento: | 2-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
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