REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29534
Tipo: Tese
Título: Sinto e penso, logo existo: a memória multissensorial e a retórica em Chapeuzinho Vermelho
Autor(es): Freitas, Márcia Silva Pituba
Primeiro Orientador: Ferreira, Luiz Antonio
Resumo: Esta tese insere-se na linha de pesquisa Texto e discurso nas modalidades oral e escrita e está fundamentada nos pressupostos teóricos da Retórica, com Aristóteles (2014, 2011a, 2011b) e Quintiliano (2016, 2015) e da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2000), Reboul (2000), Meyer (2007, 1994), além dos estudos de Ferreira (2010), Tringali (2014), Mosca (2004) e Figueiredo (2020). Ademais, baseia-se nos estudos: da memória, desenvolvidos por Graeff e Graebin (2018), Halbwachs (2009) e Ostrower (2021); do mito, realizados por Campbell (2015 [1992], 2013 [1989], 1997), Brandão (2016, 2014) e Eliade (2019 [1978]); e do conto, feitos por Câmara Cascudo (2013 [1999], 2012, 2011, 2008 [1952]), Coelho (2012, 2010) e Tatar (2004). Com base nesse referencial teórico, propõe-se a investigar, sob a abordagem teórico-metodológica da Retórica, como a memória multissensorial se manifesta no conto tradicional Chapeuzinho Vermelho, recriado por Perrault, em 1697, e pelos Irmãos Grimm, em 1812. Para tanto, parte-se das relações do sistema retórico com as categorias: pensamento, palavra e linguagens, que se entrelaçam com a memória. Assim, evidenciam-se os pares teóricos: a inventio e o pensamento – materialização de símbolos para a comunicação –, a dispositio e a palavra – construções semânticas para composição do discurso – e, por fim, a elocutio e as linguagens – representações humanas da cultura, na sociedade, manifestadas pela corporeidade e interseccionadas pela memória multissensorial. Apresenta-se um quadro de estado da arte sobre a memória e propõe-se o conceito de memória multissensorial. O mito e o conto são apresentados em conceitos e origens. Identifica-se um eco do mito no conto. As análises destacam a presença da função retórica heurística no mito e a função pedagógica no conto. A eficácia da função pedagógica se dá no uso da metáfora simbólica, que carrega a intencionalidade e o contexto retórico do momento da produção retórico-discursiva de cada recriador. Como resultado obtido, constata-se que, na composição e na forma da narração, por meio da descrição dos detalhes sensoriais, a memória multissensorial se manifesta no conto, na representação da cultura de um povo, no destaque das tradições e dos costumes. Desse modo, o ato retórico se faz no discurso
Abstract: This thesis is part of the research line Text and discourse in oral and written modalities and is based on the theoretical assumptions of Rhetoric, with Aristotle (2014, 2011a, 2011b) and Quintiliano (2016, 2015) and the New Rhetoric of Perelman and Olbrechts -Tyteca (2000), Reboul (2000), Meyer (2007, 1994), in addition to studies by Ferreira (2010), Tringali (2014), Mosca (2004) and Figueiredo (2020). Furthermore, it is based on studies of: memory, developed by Graeff and Graebin (2018), Halbwachs (2009) and Ostrower (2021); of myth, made by Campbell (2015 [1992], 2013 [1989], 1997), Brandão (2016, 2014) and Eliade (2019 [1978]); and the short story, made by Câmara Cascudo (2013 [1999], 2012, 2011, 2008 [1952]), Coelho (2012, 2010) and Tatar (2004). Based on this theoretical framework, it is proposed to investigate, under the theoretical-methodological approach of Rhetoric, how the multisensory memory is manifested in the traditional tale Little Red Riding Hood, recreated by Perrault, in 1697, and by the Brothers Grimm, in 1812, it starts from the relations of the rhetorical system with the categories: thought, word and languages, which are intertwined with memory. Thus, the theoretical pairs are highlighted: inventio and thought – materialization of symbols for communication –, dispositio and word – semantic constructions for the composition of discourse – and, finally, elocutio and languages – human representations of culture, in society, manifested by corporeality and intersected by multisensory memory. A state-of-the-art framework on memory is presented and the concept of multisensory memory is proposed. The myth and the tale are presented in concepts and origins. An echo of the myth is identified in the tale. The analyzes highlight the presence of the heuristic rhetorical function in the myth and the pedagogical function in the tale. The effectiveness of the pedagogical function occurs in the use of the symbolic metaphor, which carries the intentionality and the rhetorical context of the moment of the rhetorical-discursive production of each recreator. As a result, it appears that, in the composition and form of the narration, through the description of sensory details, the multisensory memory is manifested in the tale, in the representation of the culture of a people, in the highlighting of traditions and customs. In this way, the rhetorical act takes place in discourse
Palavras-chave: Retórica
Sistema retórico
Chapeuzinho Vermelho
Mito
Memória multissensorial
Rhetoric
Rhetorical system
| Little Red Riding Hood
Myth
Multisensory memory
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Freitas, Márcia Silva Pituba. Sinto e penso, logo existo: a memória multissensorial e a retórica em Chapeuzinho Vermelho. 2022. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29534
Data do documento: 21-Set-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia Silva Pituba Freitas.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.