REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29529
Tipo: Dissertação
Título: Proposta formativa de ensino da escrita: o investimento na devolutiva
Autor(es): Reis, Juliana Pagliarelli dos
Primeiro Orientador: Passarelli, Lílian Maria Ghiuro
Resumo: A escrita é um processo complexo em que os sentidos são produzidos por meio da mobilização de diferentes recursos linguísticos e expressivos. Por consequência, seu ensino e avaliação também se destacam pela complexidade envolvida. Produzir um texto na escola deve ser um trabalho de reflexão baseado em situações interlocutivas criadas em aula – algo muito distante de uma simples tarefa reprodutiva ou de um ato mecânico. Para tanto, o professor de Língua Portuguesa precisa assumir o papel de mediador da produção escrita dos alunos, em um trabalho consistente orientado por uma proposta teórico-metodológica que enfatize sua intervenção em todas as etapas da escrita – e não apenas na correção do produto final pela mera atribuição de notas –, valendo-se dos pressupostos da avaliação formativa. Trata-se de um processo avaliativo cujo foco é a organização e reorientação do trabalho pedagógico por meio de devolutivas para melhoria da aprendizagem dos estudantes. Diante disso, definese a seguinte pergunta de pesquisa: como construir uma proposta formativa de ensino da escrita que permita aos professores de Língua Portuguesa realizar devolutivas mais detalhadas e aprofundadas sobre os textos produzidos pelos estudantes? Para respondê-la, tem-se como objetivo geral apresentar uma proposta formativa de ensino da escrita, a partir da literatura pertinente ao tema, com ênfase na devolutiva formativa para correção e avaliação da produção textual dos alunos, e como objetivos específicos: 1) diferenciar a escrita como produto da escrita como processo e as concepções de ensino associadas a essas compreensões; 2) examinar a avaliação como aprendizagem e seu potencial formativo, com foco no papel da devolutiva na efetivação desse processo avaliativo. Teoricamente, a pesquisa sustenta-se em trabalhos que abordam o ensino da escrita em uma perspectiva processual, fundamentados em bases sociointeracionistas, bem como na literatura sobre avaliação como aprendizagem. O estudo enquadra-se como pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e desdobra-se para uma perspectiva mais propositiva pela composição da proposta de ensino da escrita com foco na devolutiva formativa. A proposta apresentada está estruturada como um projeto pedagógico integrado de produção textual com o estudo de temas das Ciências da Natureza para alunos da 1ª série do Ensino Médio
Abstract: Writing is a complex process in which meaning is produced by mobilizing different linguistic and expressive features. Consequently, its teaching and evaluation also involves high complexity. Producing a text at school should be an exercise of reflection based on interlocutive situations created during class – something quite distant from a simple reproductive task or a mechanical act. For that, a teacher of the Portuguese language needs to assume the role of mediator of the written production of students in a consistent undertaking guided by a theoretical-methodological approach which should emphasize their intervention in all stages of writing – not only the correction of the final product by simply grading it – drawing on the assumption of formative evaluation. The focus of this evaluation process is the organization and reorientation of the pedagogical work by giving feedback in order to improve students’ learning. Considering this, the question of this research is defined as: how to construct a formative approach of the teaching of writing which may allow teachers of the Portuguese language to give out more detailed and profound feedback on texts produced by students? In order to answer this question, the general aim is to show a formative approach of the teaching of writing, parting from specialized literature on the topic, with an emphasis on the formative feedback for the correction and evaluation of the students’ written production. The specific aims are: 1) differentiate writing as a product from writing as a process and the concepts associated with these uptakes; 2) examine evaluation as learning and its formative potential with a focus on the role of feedback in implementing this evaluation process. Theoratically, this research draws support from academic work which approaches the teaching of writing in a processbased outlook fundamented on social interactionism as well as on literature on evaluating as learning. This survey classifies as qualitative documental research and unfolds into a more propositional perspective by constructing an educational proposition of writing with a focus on formative feedback. The featured proposition is structured as an integrated pedagogical project of text production and the study of Natural Science topics by first year students of secondary school
Palavras-chave: Ensino de produção textual
Avaliação como aprendizagem
Devolutiva formativa
Projeto pedagógico integrado
Teaching of text production
Evaluation as learning
Formative feedback
Integrated pedagogical project
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Reis, Juliana Pagliarelli dos. Proposta formativa de ensino da escrita: o investimento na devolutiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29529
Data do documento: 22-Set-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Pagliarelli dos Reis.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.