Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29439
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Casalli, Fabiana Francisco de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Sonia Aparecida Ignacio | |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T21:01:30Z | - |
dc.date.available | 2022-10-25T21:01:30Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-17 | |
dc.identifier.citation | Casalli, Fabiana Francisco de Oliveira. Contribuições do pensamento reflexivo à educação ambiental: o desenvolvimento da consciência ecológica na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29439 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho resulta de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, que foi realizada a partir do uso das fontes bibliográfica e documental. Inicialmente, partiu-se de levantamento bibliográfico a respeito da importância do pensamento reflexivo como contribuição à Educação Ambiental, desde os primórdios até a recente história humana. A parte inicial da pesquisa consistiu, portanto, na conceitualização e diferenciação da Educação Ambiental e da Educação para o Pensar, reafirmando a importância da contribuição de ambas para o desenvolvimento do pensamento reflexivo. Em seguida, passamos pelo contexto histórico da reflexão a respeito do Meio ambiente e sustentabilidade a partir de Buda, até Chico Mendes, relevando a importância de seus pensamentos, reflexões e contribuições para o desenvolvimento da discussão a respeito dos problemas socioeconômicos que culminaram com a sociedade capitalista e a utilização dos meios naturais de forma indiscriminada. E, finalmente, a pesquisa terminou com a análise do projeto “Vamos cuidar do Brasil”, documento desenvolvido pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, distribuído às escolas públicas – e disponível na Internet – como uma das formas de orientação e norteamento para um eficaz trabalho dentro das comunidades, sociedade e escola, a partir da Educação Infantil | pt_BR |
dc.description.abstract | This work results from qualitative, exploratory, which was held from the use of bibliographic and documentary sources. Initially, broke a literature about the importance of reflective thinking as a contribution to environmental education, from the beginnings to the recent human history. The initial part of the research, therefore, was the conceptualization and differentiation of Environmental Education and Education for Thinking, reaffirming the importance of the contribution of both to the development of reflective thinking. Then we passed the historical context of reflection on the Environment and sustainability from Buddha to Chico Mendes, emphasizing the importance of their thoughts, reflections and contributions to the development of the discussion of the socio-economic problems that led to the company capitalist and utilization of natural resources indiscriminately. And finally, the search ended with the analysis of the project "Let's take care of Brazil" document developed by the Ministries of Education and Environment, distributed to public schools - and available on the Internet - as a form of counseling and guid for effective work within communities, society and school, starting from kindergarten | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação para o pensar | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject | Pensadores ambientalistas | pt_BR |
dc.subject | Consciência ecológica | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en_US |
dc.subject | Education for thinking | en_US |
dc.subject | Reflection | en_US |
dc.subject | Thinkers environmentalist | en_US |
dc.subject | Ecological consciousness | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Contribuições do pensamento reflexivo à educação ambiental: o desenvolvimento da consciência ecológica na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FABIANA FRANCISCO DE OLIVEIRA CASALLI.pdf | 712,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.