REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCasalli, Fabiana Francisco de Oliveira
dc.contributor.advisor1Silva, Sonia Aparecida Ignacio
dc.date.accessioned2022-10-25T21:01:30Z-
dc.date.available2022-10-25T21:01:30Z-
dc.date.issued2014-06-17
dc.identifier.citationCasalli, Fabiana Francisco de Oliveira. Contribuições do pensamento reflexivo à educação ambiental: o desenvolvimento da consciência ecológica na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29439-
dc.description.resumoO presente trabalho resulta de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, que foi realizada a partir do uso das fontes bibliográfica e documental. Inicialmente, partiu-se de levantamento bibliográfico a respeito da importância do pensamento reflexivo como contribuição à Educação Ambiental, desde os primórdios até a recente história humana. A parte inicial da pesquisa consistiu, portanto, na conceitualização e diferenciação da Educação Ambiental e da Educação para o Pensar, reafirmando a importância da contribuição de ambas para o desenvolvimento do pensamento reflexivo. Em seguida, passamos pelo contexto histórico da reflexão a respeito do Meio ambiente e sustentabilidade a partir de Buda, até Chico Mendes, relevando a importância de seus pensamentos, reflexões e contribuições para o desenvolvimento da discussão a respeito dos problemas socioeconômicos que culminaram com a sociedade capitalista e a utilização dos meios naturais de forma indiscriminada. E, finalmente, a pesquisa terminou com a análise do projeto “Vamos cuidar do Brasil”, documento desenvolvido pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, distribuído às escolas públicas – e disponível na Internet – como uma das formas de orientação e norteamento para um eficaz trabalho dentro das comunidades, sociedade e escola, a partir da Educação Infantilpt_BR
dc.description.abstractThis work results from qualitative, exploratory, which was held from the use of bibliographic and documentary sources. Initially, broke a literature about the importance of reflective thinking as a contribution to environmental education, from the beginnings to the recent human history. The initial part of the research, therefore, was the conceptualization and differentiation of Environmental Education and Education for Thinking, reaffirming the importance of the contribution of both to the development of reflective thinking. Then we passed the historical context of reflection on the Environment and sustainability from Buddha to Chico Mendes, emphasizing the importance of their thoughts, reflections and contributions to the development of the discussion of the socio-economic problems that led to the company capitalist and utilization of natural resources indiscriminately. And finally, the search ended with the analysis of the project "Let's take care of Brazil" document developed by the Ministries of Education and Environment, distributed to public schools - and available on the Internet - as a form of counseling and guid for effective work within communities, society and school, starting from kindergartenen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação para o pensarpt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectPensadores ambientalistaspt_BR
dc.subjectConsciência ecológicapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen_US
dc.subjectEducation for thinkingen_US
dc.subjectReflectionen_US
dc.subjectThinkers environmentalisten_US
dc.subjectEcological consciousnessen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleContribuições do pensamento reflexivo à educação ambiental: o desenvolvimento da consciência ecológica na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANA FRANCISCO DE OLIVEIRA CASALLI.pdf712,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.