REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZambotti, Nathalia
dc.contributor.advisor1Palladino, Ruth Ramalho Ruivo
dc.date.accessioned2022-10-18T17:42:33Z-
dc.date.available2022-10-18T17:42:33Z-
dc.date.issued2008-12-08
dc.identifier.citationZambotti, Nathalia. Um estudo inicial sobre efeitos de um dispositivo terapêutico: oficina de cozinha – na clínica fonoaudiológica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28981-
dc.description.resumoIntrodução: Estudos recentes da clínica fonoaudiológica infantil apontam uma co-ocorrência sistemática de problemas de linguagem e alimentação em crianças pequenas. Assim, uma nova possibilidade para o trabalho fonoaudiológico nos atrasos de linguagem é a criação de um ‘’dispositivo terapêutico’’, no caso a oficina de cozinha, que constitui uma intervenção em grupo que traz as cenas de alimentação como constitutivas e tem uma função de atravessamento simbólico, porque o comer está entendido como prática vital de linguagem, na medida em que é uma cena privilegiada de subjetivação para as crianças. Essa pesquisa se propôs a uma verificação inicial dessa eficácia, já que remontará cenas simbólicas e inaugurais onde elas poderão se inserir e se movimentar na linguagem num outro estilo, diferente daquele que as mantém de certa forma engessadas no sintoma. Metodologia: Foram escolhidas seis crianças de até cinco anos que estavam em fila de espera na DERDIC e que passaram pela aplicação de um protocolo – PROC – para definição do seu perfil comunicativo-lingüístico antes do início do seu atendimento. Com três delas o atendimento fonoaudiológico constou de sessões semanais de uma hora alternadas entre atendimento fonoaudiológico individual e oficina de cozinha. As outras três crianças não foram submetidas ao dispositivo terapêutico. Após quatro meses de tratamento o protocolo foi reaplicado com a finalidade de identificar e elencar possíveis diferenças entre um grupo e outro. Resultados: As crianças do grupo cujo tratamento envolvia a oficina de cozinha apresentaram um desenvolvimento mais marcante que as outras. A maior diferença se remete à organização do discurso, o que mostra um movimento mais estruturado dessas crianças rumo à posição de falante. Numa menor variação, as crianças também apresentaram melhor desenvolvimento do vocabulário e da produção articulatória. As crianças com ausência de oralidade passaram a falar num ritmo mais acelerado. Enfim, todas tiveram um desenvolvimento comunicativo-linguistico mais satisfatório que as outras. Conclusão: O dispositivo terapêutico em questão gera efeitos positivos no tratamento das crianças com atraso de linguagem. O que há de mais importante a se notar não é o incremento no uso de categorias lingüísticas, mas sim, o deslocamento das crianças rumo a outras posições na estrutura, sendo esse, um movimento fundamental rumo à fala. É neste ponto que este dispositivo apresenta-se em todo sua viabilidade e eficáciapt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Recent studies concerning children’s phonoaudiological clinic point to a systematic co-occurrence of language and feeding problems in young children. Thus, a new possibility for phonoaudiological work concerning language delay is the creation of a “therapeutic device”, such as the cooking workshop, which is a group intervention that takes place by introducing feeding scenes and serving as a symbolic bridge, since feeding is understood as a vital practice of speech in the sense that it is a privileged subjectification scene for children. This research aimed at making an initial verification of that efficacy, since it shall go back to symbolic and inaugural scenes where infants shall be able to fit themselves in and shift through language with another style that differs from the one that remains attached to symptoms in a certain way. Methodology: Six children of up to five years of age who were in the waiting line at the DERDIC were chosen and underwent the application of a protocol – PROC – in order to define their communicative-linguistic profiles before beginning the treatment. The phonoaudiological service comprised one-hour weekly sessions for three children, which were interchanged between the individual phonoaudiological treatment and the cooking workshop. The other three children were not submitted to the therapeutic cooking workshop device. The protocol was reapplied after four months by aiming at identifying and including possible differences between groups. Results: Children in the group whose treatment involved the cooking workshop showed a more outstanding development than the others. The biggest difference had to do with the organization of discourse, which shows a more structured movement in those children towards speech. In a lesser variation, children also showed better vocabulary and articulative production development. Children who lacked speaking abilities began talking in a more accelerated rhythm. Ultimately, all of them had a more satisfactory communicative-linguistic development than the others. Conclusion: The therapeutic device at hand generates positive effects when treating children with language delay. It is more important to note children’s shift towards other structural positions rather than the increase in the use of certain linguistic categories. This is an essential shift towards speech. It is herein that this device shows its full feasibility and efficacy.en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLanguageen_US
dc.subjectFeedingen_US
dc.subjectChilden_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titleUm estudo inicial sobre efeitos de um dispositivo terapêutico: oficina de cozinha – na clínica fonoaudiológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHALIA ZAMBOTTI - TCC.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.