REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMano, Ana Luiza Moreira-
dc.contributor.advisor1Hime, Flavia Arantes-
dc.date.accessioned2022-10-14T20:32:20Z-
dc.date.available2022-10-14T20:32:20Z-
dc.date.issued2010-07-08-
dc.identifier.citationMano, Ana Luiza Moreira. “Fenomenologia, luto e finitude na análise do filme P.S. Eu te amo”. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28911-
dc.description.resumoEste trabalho pretende investigar estudos sobre a morte e qual é a contribuição da fenomenologia para a discussão deste tema. O objetivo deste estudo é compreender, através de um recorte da abordagem fenomenológica, qual a vivência e o sentido (ou significado) atribuído à morte e ao morrer na cultura ocidental por pessoas que tornam-se conscientes da inevitabilidade de suas mortes e/ou das de seus entes queridos. A escolha da fenomenologia se deu por retratar como o homem, este ser-no-mundo, se relaciona, age, sente e habita este mundo. As diferentes vivências em relação à própria morte inevitável ou à de um ente querido trazem a perspectiva do não ser e a consciência de que todos iremos morrer. Este é um trabalho teórico de revisão da literatura a respeito da morte na fenomenologia, com análise e discussão fenomenológico-existenciais do filme “P.S. Eu te amo” a partir do conteúdo abordado, onde interessa saber quais as formas encontradas pelos ocidentais para lidar com as questões da morte e do morrer. A relevância do aprofundamento no tema da morte é altíssima, pois se trata de um processo pelo qual todos os seres vivos irão passar inevitavelmente. Aceitarmos que somos seres finitos é o que faz com que tenhamos a capacidade de uma existência autêntica, essa integração do conceito de morte no ser-aí. A morte deve se tornar, então, parte da vida. Com relação ao processo de luto não-complicado, a conclusão mais importante de Worden (1998) é que “(...) o luto pode ser influenciado pela intervenção externa.” (p.51) e isso se nota claramente no filme, uma vez que o próprio falecido é um agente externo importante na elaboração do luto da viúva, assim como a rede social, os amigos e família da personagempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectAnálise existencialpt_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.title“Fenomenologia, luto e finitude na análise do filme P.S. Eu te amo”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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