REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Rafael Alves
dc.contributor.advisor1Peixoto, Madalena Guasco
dc.date.accessioned2022-10-05T22:08:21Z-
dc.date.available2022-10-05T22:08:21Z-
dc.date.issued2012-11-07
dc.identifier.citationCardoso, Rafael Alves. Ecopedagogia: uma pedagogia para uma sociedade mais sustentável. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28594-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende desenvolver uma reflexão teórica sobre a questão da sustentabilidade na contemporaneidade e a necessidade de uma pedagogia, como movimento e como abordagem curricular, que possa promover uma sociedade sustentável. Para sustentar à tese, da necessidade de uma pedagogia para uma sociedade mais sustentável, tomei como principal referência bibliográfica, os livros Pedagogia da Terra de Moacir Gadotti e Ecopedagogia e Cidadania Planetária de Francisco Gutierrez e Cruz Prado. Os autores supracitados defendem a importância da ecopedagogia ou pedagogia da Terra para fomentar uma sociedade mais sustentável, ou seja, que promova desenvolvimento econômico, preservação ambiental e justiça social. A ecopedagogia engaja-se na superação de dois paradigmas hegemônicos: o econômico(capitalismo neoliberal) e científico(linearmecanicista) que promovem uma estrutura social, econômica e cultural insustentável, no atual estágio da humanidade. Esta pedagogia centra-se em dois conceitos importantes: cidadania planetária, como alternativa a concepção globalizante da globalização e da cotidianidade, como lugar e tempo no qual ocorre o processo pedagógico essencial para o desenvolvimento de uma educação sustentável. O sucesso de tal pedagogia dependerá, em suma, do conceito de sustentabilidade que prevalecer como hegemônico, através do embate conceitual entre o projeto de sociedade defendido, por diferentes grupos sociais da sociedade, seja no âmbito local, seja no âmbito globalpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcopedagogiapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEcopedagogia: uma pedagogia para uma sociedade mais sustentávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Alves Cardoso - TCC.pdf760,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.