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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28594Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cardoso, Rafael Alves | |
| dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Madalena Guasco | |
| dc.date.accessioned | 2022-10-05T22:08:21Z | - |
| dc.date.available | 2022-10-05T22:08:21Z | - |
| dc.date.issued | 2012-11-07 | |
| dc.identifier.citation | Cardoso, Rafael Alves. Ecopedagogia: uma pedagogia para uma sociedade mais sustentável. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28594 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho pretende desenvolver uma reflexão teórica sobre a questão da sustentabilidade na contemporaneidade e a necessidade de uma pedagogia, como movimento e como abordagem curricular, que possa promover uma sociedade sustentável. Para sustentar à tese, da necessidade de uma pedagogia para uma sociedade mais sustentável, tomei como principal referência bibliográfica, os livros Pedagogia da Terra de Moacir Gadotti e Ecopedagogia e Cidadania Planetária de Francisco Gutierrez e Cruz Prado. Os autores supracitados defendem a importância da ecopedagogia ou pedagogia da Terra para fomentar uma sociedade mais sustentável, ou seja, que promova desenvolvimento econômico, preservação ambiental e justiça social. A ecopedagogia engaja-se na superação de dois paradigmas hegemônicos: o econômico(capitalismo neoliberal) e científico(linearmecanicista) que promovem uma estrutura social, econômica e cultural insustentável, no atual estágio da humanidade. Esta pedagogia centra-se em dois conceitos importantes: cidadania planetária, como alternativa a concepção globalizante da globalização e da cotidianidade, como lugar e tempo no qual ocorre o processo pedagógico essencial para o desenvolvimento de uma educação sustentável. O sucesso de tal pedagogia dependerá, em suma, do conceito de sustentabilidade que prevalecer como hegemônico, através do embate conceitual entre o projeto de sociedade defendido, por diferentes grupos sociais da sociedade, seja no âmbito local, seja no âmbito global | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Graduação em Pedagogia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ecopedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | Ecopedagogia: uma pedagogia para uma sociedade mais sustentável | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Rafael Alves Cardoso - TCC.pdf | 760,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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