REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGallina, Luiz Mello
dc.contributor.advisor1Wajman, Sérgio
dc.date.accessioned2022-10-05T22:08:05Z-
dc.date.available2022-10-05T22:08:05Z-
dc.date.issued2012-06-30
dc.identifier.citationGallina, Luiz Mello. Brincar de MMORPG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28540-
dc.description.resumoEste estudo busca abordar a questão do brincar do adulto através da análise dos elementos componentes de um jogo de MMORPG (sigla inglesa para o gênero de “jogos massivos multiusuários de interpretação de papéis”). Foi realizada uma exposição teórica acerca do brincar, sendo utilizados alguns autores da psicologia, da psicanálise e de outras áreas para tratar do tema. Também foram consideradas as questões relativas ao brincar adulto e ao papel do jogo na sociedade, além da discussão das ideias do autor Pierre Lévy sobre a virtualidade. Foi descrito um de seus jogos (World of Warcraft) e apresentado o perfil do jogador adulto a partir de revisão de literatura. Em anexo, consta o relato da criação de um personagem do jogo citado. Ao longo das discussões, outros temas relacionados ao brincar, aos jogos e à virtualidade surgiram como o impacto das tecnologias no cotidiano e na subjetividade do usuário, o papel social dos jogos, as formas de interpretação de papeis (da drama grega aos avatares), a segurança do campo virtual e suas consequentes possibilidades de experimentação, a presença da fantasia no uso da virtualidade e dos jogos (e sua semelhança com a literatura e outras formas de arte), o estranhamento do jogador frente a diferença entre as realidades online e offline e suas consequências, a presença da violência nos jogos digitais, as diferenças de percepção entre os nativos digitais e os mais velhos, entre outros temas pertinentes. No MMORPG, são dadas ao jogador as possibilidades da interpretação de papeis – a autorização a assumir outra personalidade no espaço seguro e bem delimitado do jogo –, da satisfação de desejos de imortalidade e potência no ambiente do jogo, da internet – a virtualização e multiplicação dos corpos e a construção coletiva de conhecimentos – e do jogar – a atuação por determinado objetivo em um ambiente seguro sem as consequências do mundo de fora do jogo. Todas essas possibilidades são pertinentes à experiência de jogar, e cabe ao jogador escolher como lidar com elas. Trata-se de um campo extenso e que abrange diferentes aspectos da subjetividade. Encontramos que os MMORPG podem ser espaço de um brincar adulto, na medida em que se mostram seguros para experimentações por parte dos usuários. Cabe refletir se o jogar, por si só, envolve elaboração dos conteúdos internos ou se depende da análise do jogador para que essa elaboração ocorrapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMMORPGpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectWinnicottpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleBrincar de MMORPGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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