REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Bruna Farias da
dc.contributor.advisor1Cei, Nena Geruza
dc.date.accessioned2022-09-30T12:38:47Z-
dc.date.available2022-09-30T12:38:47Z-
dc.date.issued2016-10-05-
dc.identifier.citationSilva, Bruna Farias da. Um estudo sobre a imagem do contador no início do século XXI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28259-
dc.description.resumoDiante da constante padronização dos aspectos que envolvem as práticas contábeis, já se é sabido que o profissional da Contabilidade exerce função imprescindível e relevante nas organizações do Brasil e do mundo. A busca pela qualidade e excelência do exercício profissional do contador, valorizando seus princípios éticos, morais e zelando pela transparência, converge os olhares das grandes organizações e da sociedade em geral para as características que o contador imprime ao exercer suas atividades e funções no mercado de trabalho. Após a convergência das normas brasileiras com as normas internacionais de contabilidade, que ainda sofrem constantes correções, buscando adaptar-se ao cenário brasileiro, vê-se também a necessidade de avaliar como o contador é visto, não só por contratantes de seus serviços, mas pela sociedade que o cerca, e como o próprio contador se vê diante de um mercado amplo, que exige cada vez mais responsabilidade, conhecimento e valorização. Para entender qual a concepção de imagem que o contador tem de si mesmo e qual a imagem que o público em geral tem acerca do contador, elaborou-se este trabalho, que, através de pesquisa de campo e empírica, detectou que, além de não haver fontes suficientes e atuais de avaliações nos aspectos citados, esse torna-se um campo favorável para identificar aspectos que influenciam na construção da imagem do profissional da Contabilidade. Portanto, este projeto buscou identificar grupos respondentes de questionário com questões fechadas em escala, para a análise da opinião do público em geral acerca da imagem do contador, comparada à opinião que o contador tem de sua própria imagem. Através da pesquisa apresentada no decorrer do trabalho, foi possível verificar a importância do uso de boas técnicas de comunicação, visando fortalecer a imagem do profissional diante da sociedade e de seu próprio campo de atuaçãopt_BR
dc.description.abstractAccording to the constant standardization of aspects involving accounting practices, it is known that the accounting professional has an essential and relevant role in organizations from Brazil and around the world. The search for quality and excellence in accounting's professional practice, valuing its ethical, moral principles and ensuring the transparency, converges the large organization and society's eyes to the characteristics that mark, to perform their activities and functions in the market job. After the convergence of Brazilian standards to the international accounting standards, which still suffer constant corrections, seeking to adapt to the Brazilian scene, also see the need to assess how the counter is seen not only by contractors of their services, their clients, but also by the society that surrounds it, as the counter has being seen by with a large market that increasingly requires more responsibility, knowledge and appreciation. To understand what the image design the counter has of himself and what image the public has about the counter, this work was projected, which, through field and empirical research, found that not only they are not sufficient and accurate the assessments' sources in those aspects, this also became a favorable field to identify aspects that influence the professional Accounting construction's image. Therefore, this project sought to identify survey respondents groups with closed questions in scale, to the analysis of public opinion in general about the image of the measure, compared to the belief that the counter has its own image. Through the research presented in this work, it was possible to verify the importance of using good communication skills in order to strengthen the professional image before the society and their own field of expertiseen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectContadorpt_BR
dc.subjectOpiniãopt_BR
dc.subjectPúblicopt_BR
dc.subjectImageen_US
dc.subjectAccountingen_US
dc.subjectCounteren_US
dc.subjectOpinionen_US
dc.subjectPublicen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a imagem do contador no início do século XXIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Farias da Silva- TCC.pdf966,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.