REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Psicologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Pedro Piovezan
dc.contributor.advisor1Costa, Bruno P
dc.date.accessioned2022-09-30T12:38:44Z-
dc.date.available2022-09-30T12:38:44Z-
dc.date.issued2015-08-14-
dc.identifier.citationBarbosa, Pedro Piovezan. As quatro hipóteses na formação dos reforçadores condicionados: uma discussão baseada na revisão em manuais clássicos da análise do comportamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28250-
dc.description.resumoEste trabalho teve o objetivo de investigar como o reforçamento condicionado é explicado por diferentes autores de livros clássicos da Análise do Comportamento. Foram lidos os capítulos ou sub-tópicos de capítulos que contivessem no título (do capítulo ou do sub-tópico) as palavras “reforçadores condicionados”. Através desta leitura foi possível encontrar quatro hipóteses que tentam explicar este processo comportamental. Observou-se que o assunto é tratado de diferentes maneiras por diferentes autores, e que o condicionamento clássico pode fornecer grandes subsídios para a compreensão do fenômeno. Por fim, poder-se-ia dizer que as quatro hipóteses da formação dos reforçadores condicionado se resumiriam em duas: (i) uma que está relacionada com a criação de estímulos discriminativos e (ii) outra que se relaciona com o condicionamento clássicopt_BR
dc.description.abstractThis work studies different ways in which conditioned reinforcement is explained by several classical authors in Behavioral Analysis. A literature review encompassing book chapters and sub-chapters which titles contained the terms “conditioned reinforces” revealed four main hypotheses explaining such behavioral process. It was observed that the subject is treated differently by different authors, and that the concept of classical conditioning can provide us great assistance in understanding this phenomenon. This work concludes that those four hypothesis could be synthetized in two: (i) one that is related to the creation of discriminative stimuli and (ii) one that is associated with classical conditioningen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReforço condicionadopt_BR
dc.subjectHipóteses da formação do reforço condicionadopt_BR
dc.subjectCondicionamentopt_BR
dc.subjectConditioned reinforceren_US
dc.subjectHypothesis of the creation of conditioned reinforcesen_US
dc.subjectConditioningen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAs quatro hipóteses na formação dos reforçadores condicionados: uma discussão baseada na revisão em manuais clássicos da análise do comportamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO PIOVEZAN BARBOSA - TCC.pdf788,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.