REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fonoaudiologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francisne
dc.contributor.advisor1Ficker, Luisa Barzaghi
dc.date.accessioned2022-09-30T12:38:10Z-
dc.date.available2022-09-30T12:38:10Z-
dc.date.issued2016-12-09-
dc.identifier.citationSilva, Francisne. Acompanhamento de crianças com deficiência auditiva: aplicação do questionário Auditory Behavior in Everyday Life (ABEL) para levantamento do perfil de comportamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28153-
dc.description.resumoNa rotina de atendimento dos serviços de Saúde Auditiva a avaliação do desenvolvimento das crianças com deficiência de audição é fundamental para o planejamento da reabilitação e ajustes no plano terapêutico individual. As informações obtidas por meio de questionários podem complementar os resultados de testes padronizados. O objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento auditivo de crianças usuárias de AASI/IC utilizando o questionário Auditory Behavior Everyday Life (ABEL). Participaram deste estudo 16 pais (responsáveis) e seus filhos com deficiência auditiva neurossensorial, que compareceram ao Serviço de Saúde Auditiva para acompanhamento audiológico no período de maio a julho de 2016. Os dados referentes às variáveis estudadas foram obtidos nos prontuários dos pacientes e complementados em entrevista com o responsável pela criança que respondeu ao questionário. Os resultados foram submetidos à análise estatística, revelando, em concordância com a literatura, que houve correlação significativa entre os escores obtidos no Fator Consciência Auditiva e o grau da perda auditiva (p<0.05). Não foram encontradas correlações significativas entre o grau da perda e os escores Total; Fator Oral-Aural e; Fator Habilidades Sociais e Comunicação. Não foram encontradas correlações entre os resultados do ABEL e as outras variáveis estudadas: idade auditiva, terapia fonoaudiológica, modalidade de comunicação e escolaridade dos pais. O início da reabilitação foi mais precoce nos casos com perdas profundas. A aplicação do questionário para acompanhamento do desenvolvimento mostrou-se viável, demandou pouco tempo, podendo ser reaplicado a cada retorno. Conclui-se também, apontando a necessidade de novos estudos e ajustes considerando as dificuldades de compreensão identificadaspt_BR
dc.description.abstractIn the routine of care of the Hearing Health services, evaluation of the development of children with hearing impairment is fundamental for the planning of the rehabilitation and adjustments in the individual therapeutic plan. The information obtained through questionnaires can complement the results of standardized tests. The objective of this study was to verify the auditory behavior of children using AASI / CI using the Auditory Behavior Everyday Life (ABEL) questionnaire. Participants in this study were 16 parents and their children with sensorineural hearing loss, who attended the Auditory Health Service for audiological follow-up from May to July 2016. Data regarding the studied variables were obtained from the patients' charts and complemented by Interview with the person responsible for the child who answered the questionnaire. The results were submitted to statistical analysis, revealing, according to the literature, that there was a significant correlation between the scores obtained in the Auditory Consciousness Factor and the degree of hearing loss (p <0.05). No significant correlations were found between the degree of loss and the Total scores; Oral-Aural Factor e; Factor Social Skills and Communication. No correlation was found between the ABEL results and the other variables studied: auditory age, speech therapy, communication modality and parental schooling. The initiation of rehabilitation was earlier in the cases with deep losses. The application of the questionnaire for monitoring development was feasible, it took little time and could be reapplied with each return. It is also concluded, pointing out the need for new studies and adjustments considering the difficulties of understanding identifieden_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuestionáriopt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectAtividades diáriaspt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titleAcompanhamento de crianças com deficiência auditiva: aplicação do questionário Auditory Behavior in Everyday Life (ABEL) para levantamento do perfil de comportamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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