REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27826
Tipo: Dissertação
Título: A ressignificação da prática pedagógica na educação a distância on-line
Autor(es): Menezes, Ligia Cristina Rubim
Primeiro Orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo encontrar elementos indicadores de concepções educacionais que contribuam para a ressignificação das práticas pedagógicas em educação a distância on-line e que ajudem a vislumbrar caminhos condizentes com as demandas, adv indas das mudanças tecnológicas, epistemológicas, educacionais e sociais, pelas quais passa a realidade atual. Diante dos crescentes investimentos em educação a distância on-line, no pais, tornam-se importantes investigações que desenvolvam perspectivas de formação, que ajudem a superar uma visão individualista, descontextualizada, homogeneizadora, estática e transmissiva. Por apresentar indícios de uma pratica pedagógica resinificada, o curso Educação a distância na prática, oferecido pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão - COGEAE, da PUC-SP, via ambiente virtual de aprendizagem, ó usado como base para as reflexões nessa dissertação. No corpo do trabalho, realiza-se um diálogo entre os dados e os conceitos, fruto do movimento de ir e vi r entre ambos. Dessa maneira, vão-se constituindo os elementos que compuseram o curso, buscando compreende-los na relação dialógica entre o conhecimento, a tecnologia e a educação, a partir da articulação da base teórica de Edgar Morin, Pierre Lévy e Paulo Freire, respectivamente. Os elementos encontrados no curso - hierarquia horizontal e descentralização, autonomia, contexto e não-linearidade - permitem a ressignificação da educação a distância on-line, no que diz respeito a relação pedagógica entre seus participantes, a mudança de papeis dos mesmos, a relação com o conhecimento, ao movimento no currículo e, até mesmo, a ressignificação da tecnologia. Contudo e importante considerar que, além das possibilidades apontadas, também são apresentados desafios a serem enfrentados ao se propor tal prática pedagógica
Abstract: The aim of this research is finding indicators of educational conceptions that can contribute to a new meaning for pedagogical practices in on-line distance learning and elements that can help to envision ways encompassed with the demands of current reality, fostered by technological, epistemological, educational and social changes Due to increasing investments in on-line distance learning in Brazil, it is important to carry out researches that contribute to the development of perspectives of formation that help to overcome a view that is individualist, out of context, static, based in transmission of information, and homogenizes knowledge. Presenting traces of a new meant pedagogical practice, the course Educação a distdncia na prática, offered by Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão COGEAE, by PUC-SP, through an virtual environment of learning, it is used as base for reflections in this work. In the body of this work, it is taken place a dialogue between data and concepts, resulted from the movement between them. The interaction among the elements built the course, which searches to understand these elements into their relationship with knowledge, technology, and education, starting from the articulation of the theoretical base of Edgar Morin, Pierre Lévy and Paulo Freire, respectively. The elements found in the course horizontal hierarchy and decentralization, autonomy, context, and non-linearity - allow a new meaning about on-line distance learning concerning to the pedagogical relationship between its participants, to their changing roles, to the relationship with knowledge, to the curriculum movement, and, also, to the new meaning of technology. It is important to consider, however, that beyond the possibilities shown, it is also presented challenges to be faced in proposing such pedagogical practice
Palavras-chave: Ensino a distância
Educação a distância on-line
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Menezes, Ligia Cristina Rubim. A ressignificação da prática pedagógica na educação a distância on-line. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27826
Data do documento: 31-Mar-2004
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIGIA CRISTINA RUBIM MENEZES.pdf11,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.